segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Coalhada sem lactose

No mesmo dia quem comprei o queijo minas padrão sem lactose, encontrei mais uma novidade. A Verde Campo inovando mais uma vez lançou a 1ª coalhada zero lactose do Brasil. Quanto à textura é bem líquida, como um iogurte de beber. Infelizmente não consegui avaliar bem a questão do sabor. Confesso que comprei para usar em uma receita salgada, e não reparei que o produto é adoçado. Estraguei a coalhada e estraguei minha receita. Já enviei um email para o SAC sugerindo que o produto seja oferecido sem a adição de adoçante, pois isso limita seu uso apenas em receitas doces.

______________________________________________________________________________
Leite parcialmente desnatado e/ou leite em pó parcialmente desnatado reconstituído, amido modificado, enzima lactase, fermento lácteo, estabilizante goma guar, gelatina e pectina e edulcorante sucralose. NÃO CONTÉM GLÚTEN. CONTÉM PROTEÍNA DO LEITE.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Iogurte sem lactose

Mais uma opção de iogurte sem lactose que encontrei no Hortifruti. Sem adição de açúcar, está disponível em dois sabores que também são sem glúten: iogurte com mel e iogurte com grãos de linhaça. O outro sabor, com flocos de aveia, contém glúten. Todos deliciosos!
Achei bacana que no site da empresa foi disponibilizado um arquivo .pdf explicando o que é intolerância, e mostrando a intenção da empresa em investir nesse mercado.
______________________________________________________________________________
Ylafrut grãos de linhaça - Ylagam
ingredientes: leite parcialmente desnatado e/ou leite reconstituído parcialmente desnatado, preparado de linhaça e mel (água, frutose, linhaça em grãos, amido modificado, mel e conservante sorbato de potássio, aroma natural de baunilha), fermento láctico, espessantes / estabilizantes mix (amido modificado, gelatina, pectina e goma guar), enzima lactase e edulcorante sucralose. NÃO CONTÉM GLÚTEN. CONTÉM PROTEÍNA DO LEITE.

Ylafrut com flocos de aveia - Ylagam
ingredientes: leite parcialmente desnatado e/ou leite reconstituído parcialmente desnatado, preparado de aveia e mel (água, frutose, aveia em flocos, amido modificado, mel e conservante sorbato de potássio, aroma natural de baunilha), fermento láctico, espessantes / estabilizantes mix (amido modificado, gelatina, pectina e goma guar), enzima lactase e edulcorante sucralose. CONTÉM GLÚTEN. CONTÉM PROTEÍNA DO LEITE.

Ylafrut com mel - Ylagam
ingredientes: leite parcialmente desnatado e/ou leite reconstituído parcialmente desnatado, preparado de mel (água, frutose, amido modificado, mel e conservante sorbato de potássio, aroma natural de baunilha), fermento láctico, espessantes / estabilizantes mix (amido modificado, gelatina, pectina e goma guar), enzima lactase e edulcorante sucralose. NÃO CONTÉM GLÚTEN. CONTÉM PROTEÍNA DO LEITE.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Queijo Minas Padrão sem lactose



Atualizando as novidades: mês passado dei muitos pulos de alegria ao encontrar essa novidade da Verde Campo, à venda na rede Hortifruti. Queijo zero sem lactose! Não é de soja! É queijo minas padrão, perfeito para fazer um maravilhoso misto quente, derretido, puxa-puxa... hummmm! Se não disser que é sem lactose, não dá pra adivinhar, porque é queijo de verdade!!! Mais uma maravilhosa aplicação da enzima lactase, feito por uma empresa nota 10. 
Aprovado!

______________________________________________________________________________
Ingredientes: Leite parcialmente desnatado pasteurizado, cloreto de sódio, enzima lactase, cloreto de cálcio, coalho e fermento lácteo. NÃO CONTÉM GLÚTEN. CONTÉM PROTEÍNA DO LEITE.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Suplemento alimentar para alérgicos ao glúten

Sei que estou meio sumida do blog, mas é por um bom motivo. Estou estudando muito e infelizmente minhas experiências culinárias estão ficando de lado. 

Mas hoje tive que abrir exceção para contar uma novidade que vai ajudar muita gente. Para as pessoas que têm alergia ao glúten, existe solução! Já li sobre alguns estudos para desenvolver remédios ou vacinas, mas tudo isso paracia distante da realidade brasileira. Assim como existe a enzima lactase para ajudar os intolerantes à lactose, agora existe a Glutenease. Uma combinação de proteases que auxiliam a digestão do glúten, reduzindo os sintomas da alergia.

Uma amiga que tem IL e alergia ao glúten já experimentou e aprovou! A melhor notícia é que ela encontrou o produto à venda aqui no Brasil, em uma loja de suplementos alimentares do Shopping Rio Sul.


Claro que, como todo produto importado o preço foi bem salgado. Mas como boa amiga de todos com intolerâncias alimentares, já pesquisei um pouco por aí, e encontrei 3 lojas que vendem através do Amazon.com e enviam para o Brasil com fretes aceitáveis - existem muitas outras que enviam para o Brasil, mas cobram fretes absurdos. Dessas três, até mesmo na mais cara, o valor final fica abaixo do valor que minha amiga pagou aqui. Lembrando que medicamentos destinados à pessoa física são isentos de imposto de importação, desde que enviados pelo serviço postal (correio comum). Se o envio for por transportadora - Fedex, UPS, DHL, etc - a encomenda poderá ser taxada.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

daDinda

Essa semana ganhei de uma amiga três pequenas delícias para experimentar. São os bolinhos sem glúten e sem lactose daDinda. Achei a iniciativa bacana, que atende não somente aos intolerantes à lactose e alérgicos à proteína do leite, como também aos celíacos, veganos e pessoas com outras alergias alimentares. Isso porque todos os produtos daDinda são livres de glúten, lactose, leite, ovos, soja, corantes, nozes e castanhas e quaisquer produtos de origem animal. No site você encontra todas as informações nutricionais dos produtos, como comprar e para fechar com chave de ouro, ela aceita encomendas de bolo de aniversário.
________________________________________
daDinda- Confeitaria sem Alergia
contato@dadinda.com
Rio de Janeiro- RJ

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Bolo de Banana

Sempre que publico uma receita que leva glúten deixo no final o aviso "CUIDADO: contém glúten!" E sempre prometo testar a receita com a Farinha Sem Glúten. Finalmente posso cumprir a promessa. Bolo de banana sem glúten, sem leite, sem manteiga, sem óleo, sem batedeira. Usei a FSG - farinha sem glúten da Aminna. É uma mistura para pães e bolos. Mudei um detalhe na receita, e o bolo ficou mais rápido de fazer e ainda mais fofinho! Quem quiser a receita que fiz antes clica aqui





Bolo de banana sem glúten e sem lactose 

Ingredientes:
  • 6 bananas prata
  • 1 xícara de farinha de trigo  farinha sem glúten
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de açúcar cristal
  • 1/2 xícara de castanhas de caju moídas
  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de canela em pó

Preparo:

Ligue o forno e deixe à 200ºC - fogo médio. Reserve 2 colheres de sopa da castanha de cajú.

Em uma tigela amasse 6 bananas, misture o açúcar e os ovos. Adicione a farinha sem glúten e o amido de milho. Misture até ficar homogêneo. Adicione o fermento, o bicarbonato, a canela e as castanhas de caju e misture bem. Despeje na assadeira, não precisa untar. Salpique a castanha de caju que foi reservada diretamente sobre a massa crua. Leve ao forno por 45 minutos. abra o forno e espete o bolo com uma faca ou palito. Se sair sequinho, o bolo está pronto! Se sair melado de massa, deixe mais 5-10 minutos e teste novamente.

Retire do forno, deixe esfriar um pouco e desenforme ainda quente.
______________________________________________________________________________
FSG - Farinha sem Glúten - Aminna
Ingredientes: Farinha de arroz, fécula de batata e fécula de mandioca.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Biscoito de Nata

Eu já tentei adaptar esta receita substituindo o creme de leite por creme de soja. Ficou terrível! O gosto da soja ficou muito forte e os biscoitos ficaram duros como pedra. Agora decidi testar com o novo yogurt sem lactose da Danubio. Voilà! Funcionou perfeitamente! Você ainda pode inovar e colocar pedacinhos de chocolates sem lactose por cima antes de assar. Com direito à passo-a-passo e tudo mais =)



Biscoito de Nata sem lactose

Ingredientes:

Preparo:

Misture todos os ingredientes secos. Adicione a manteiga e o creme de leite margarina e o yogurt e misture bem até formas uma massa homogênea, meio grudenta mesmo. Pré aqueça o forno a 180°C. Utilize uma assadeira anti aderente, não precisa untar.

Com o auxílio de duas colheres, coloque pequenas porções de massa na assadeira, como faz com bolinho de chuva. Ou unte as mãos e faça pequenas bolinhas. Não se esqueça de deixar um espaço entra cada bolinha pois a massa se esparrama e se ficarem muito perto, gruda tudo e vira um biscoito gigante!

Leve ao forno por mais ou menos 25 minutos, até ficarem sequinhos por cima e douradinhos por baixo. Não deixe dourar por cima ou os biscoitos ficarão duros. Retire do forno e deixe esfriar por completo.




domingo, 28 de julho de 2013

Yogurt Danubio sem lactose

Há alguns meses uma amiga de Sampa me mandou uma mensagem no facebook falando que encontrou esse novo Iogurte e lembrou de mim. Como era lançamento, hão havia informação sobre o produto nem mesmo no site da Danubio. Demorei para encontrar vendendo aqui no RJ, mas finalmente encontrei no Sam's Club. Apesar do preço não ser muito convidativo (R$3,50 por potinho), eu não podia deixar de experimentar. Eu já havia indicado um Iogurte sem lactose aqui no blog antes. Enquanto o Iogurte da Verde Campo é similar à uma bebida láctea, este da Danubio é bem firme, pra comer de colher. Sem contar que o potinho de vidro é uma gracinha! Disponível nos sabores Integral, Morango e Physalis. 

O integral é iogurte puro, sem adição de açúcar, corantes ou conservantes. Absolutamente igual em sabor e textura à qualquer iogurte normal. Ótimo para tomar no café da manhã com frutas ou mel, ou para usar em receitas - e já já eu posto uma receita que deu super certo usando ele. 

Confesso que nunca tinha ouvido falar na fruta physalis. Não é muito doce e é levemente ácido. No iogurte, não consigo encontrar uma forma de comparar com nenhuma fruta para explicar melhor pra vocês. Portanto, experimentem! É bem gostoso.

Infelizmente não encontrei o de morango para experimentar, mas assim que encontrar eu atualizo.


"A Danubio apresenta ao mercado brasileiro um produto inovador: um iogurte sem lactose, mas à base de leite, que une sabor e cremosidade para inaugurar uma nova categoria de iogurtes nas prateleiras do Brasil: o primeiro disponível em embalagem de vidro. Os Yogurts Danubio são encontrados nas versões Morango, Physalis e Integral. As frutas especialmente escolhidas dão sabor especial, enquanto o leite selecionado proporciona uma cremosidade única, que facilita a digestão devido à ausência da lactose."

______________________________________________________________________________
Ingredientes: Leite Integral, Fermento Lácteo e Enzima Lactase. NÃO CONTÉM GLÚTEN

Ingredientes: Leite Integral, Preparado de Frutas Morango (Açúcar, Morango, Água, Amido Modificado, Aroma Idêntico ao Natural de Morango, Espessantes Goma Xantana (INS 415) e Goma Guar (INS 412), Conservador Sorbato de Potássio (INS 202), Corantes Naturais Carmim de Cochonilha (INS 120) e Urucum (INS 160B) e Acidulante Ácido Cítrico (INS 330)), Fermento Lácteo e Enzima Lactase. NÃO CONTÉM GLÚTEN. 

Ingredientes: Leite Integral, Preparado de Frutas Physalis (Água, Açúcar, Physalis, Amido Modificado, Aroma Natural de Physalis, Corante Natural de Urucum (INS 160B), Espessantes Goma Xantana (INS 415) e Goma Guar (INS 412), Acidulante Ácido Cítrico (INS 330) e Conservador Sorbato de Potássio (INS 202), Fermento Lácteo e Enzima Lactase. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

100 Receitas sem leite e derivados


Essa semana ganhei de presente o livro 100 receitas sem leite e derivados. Estou louca para experimentar algumas das receitas. Assim que fizer alguma venho aqui contar pra vocês! Nem conto que o primeiro vai esse bolo da capa.. shhhh!

Onde comprar:





quinta-feira, 11 de julho de 2013

Chocolates de Campos do Jordão - SP

Cascata de chocolate ao leite 
Cacau Show - Campos do Jordão
Assim como Gramado-RS, Campos do Jordão-SP tem uma gastronomia de matar qualquer dieta - e o saldo da conta bancária também! 
Já que frio combina muito bem com chocolate, lá tem várias chocolatarias de cair o queixo. Para a minha tristeza, apenas duas apresentam opções sem lactose. Uma foi a Cacau Show, com a opção zero lactose zero glúten, que todo mundo já conhece e tem acesso com facilidade. A outra foi a Sabor Chocolate, que me surpreendeu por oferecer não somente alguns chocolates sem lactose, mas também os sem adição de açúcar e sem lactose. Experimentei e achei uma delícia. Não sei dizer se contém glúten pois os produtos são vendidos por peso e não possuem embalagem com informações nutricionais. 

Uma sugestão, tanto para a Cacau Show como para a Sabor Chocolate, façam mais opções sem lactose! Que tal uns bombons recheados?! Barrinhas com nozes ou castanhas?!

terça-feira, 9 de julho de 2013

Sour Cream sem lactose

Já que adoro uma pimentinha, a culinária mexicana me agrada bastante. A primeira vez que fiz chilli beans ainda não tinha nenhum sintoma de IL, então foi muito fácil preparar os acompanhamentos. O sour cream é um creme azedo, fica muito bom feito com creme de leite. Fica melhor ainda se preparado com cream cheese. Como ainda não conheço um cream chesse sem lactose, experimentei com o cottage LACFREE, da Verde Campo. Testado e aprovado!




Sour Cream sem lactose

Ingredientes:
Preparo:
Misture os ingredientes, tampe e deixe repousar por 15 minutos. Depois bata no liquidificador para ficar mais homogêneo. Acompanha qualquer receita mexicana. Nachos, tacos, chilli beans, quesadillas...
Na foto, nachos com chilli beans (depois coloco essa receita também).


sábado, 29 de junho de 2013

Lactaid Original


O Lactaid é sem dúvida a enzima lactase mais fácil de se encontrar, mais conhecida e mais procurada. Por ser uma enzima "de marca" fica fácil pedir pra alguém que esteja viajando que traga Lactaid, pois vai ser fácil pra encontrar. Disponível em 3 versões, vale lembrar que tenhamos atenção com a dosagem. Este Lactaid na versão original tem apenas 3000FCC por comprimido, enquanto as versões fast act contém 9000FCC. E o que mais me impressionou é que ele também é mastigável! Na embalagem diz "engula ou mastigue". Achei ótimo!
Infelizmente não encontrei nenhuma loja que envie para o Brasil cobrando um frete aceitável, mas fica a dica se você tem alguém que possa trazer ou mandar pelo correio pra você. Lembrando que medicamentos são isentos de tributação na importação, então não precisa se preocupar com isso.


Lactaid Original
120 comprimidos de 3000 FCC
outros ingredientes: manitol, celulose, citrato de sódio, estearato de magnésio.

onde comprar (lojas físicas nos EUA): pesquise aqui

valor: $13.00

sábado, 25 de maio de 2013

Macarrão de Pizza

Na época do vestibular fui na casa de uma colega para fazer um trabalho e a mãe dela serviu um tal "macarrão de pizza" que eu adorei. Modifiquei algumas coisas na receita, que nunca mais saiu do meu cardápio. Fácil, rápido e delicioso, sempre faz sucesso. Eu achava que uma versão sem lactose seria impossível de fazer, mas decidi experimentar. Não posso dizer que fica igual, mas continua uma delícia.





Macarrão de pizza sem lactose

Ingredientes:
  • 200g de macarrão tipo ave-maria
  • 200g de presunto picadinho
  • 200g de queijo mozarela picadinho
  • 100g de azeitonas verdes picadas
  • 4 colheres de sopa de requeijão Requeisoja Tradicional
  • temperos desidratados: manjericão, orégano e tomilho (1 colher de sopa de cada)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • tomate picado em cubinhos (opcional)

    Preparo:

    Cozinhe o macarrão conforme instruções da embalagem. Escorra a água, misture os demais ingredientes exceto o requeijão e os tomates. Transfira para uma travessa, adicione o requeijão por cima e leve ao forno para derreter o queijo. Quando estiver bem derretido, retire do forno, adicione os tomates, misture bem e siva em seguida. Escorra a água, adicione os demais ingredientes - exceto o tomate - e misture em fogo baixo até dissolver completamente o requeisoja. Desligue o fogo, misture o tomate e sirva em seguida. 


    CUIDADO: contém glúten - mas você pode usar macarrão de arroz sem glúten

    segunda-feira, 20 de maio de 2013

    Arroz Integral com cogumelos ao curry e pimenta rosa

    Há alguns meses eu paquerava um kit para cultivar cogumelos gourmet em casa. Eu paquerava as fotos das colheitas e das receitas que as pessoas colocavam no facebook da empresa Cultive uma Ideia.
    Finalmente comprei o meu kit, e confesso: achei o máximo! Ver os cogumelos crescendo, cuidar deles todos os dias, foi uma experiência muito bacana. 
    Em apenas sete dias eles estavam assim, lindões! Prontos pra irem para a panela.

    Dentre as dezenas de receitas que encontrei, escolhi esta aqui. Fiz as devidas substituições para evitar a lactose, e mudei uma coisinha ou outra. E claro, como só compro dele, usei arroz integral!





    Arroz integral com cogumelos ao curry e pimenta rosa

    Ingredientes:
    • 100g de cogumelos frescos
    • 2 colheres de sopa de molho shoyo
    • 1 xícara (chá) de arroz integral 7 grãos ou 7 cereais Ráris
    • 1 xícara (chá) de vinho branco seco
    • 1 1/2 xícara (chá) de água
    • 1 cebola pequena picada
    • 2 dentes de alho picados
    • 1 cubo de legumes
    • 1 colher de chá de curry em pó
    • 1 colher de chá de salsa desidratada
    • 1 colher de sopa rasa de pimenta rosa em grãos
    • azeite extra virgem

      Preparo:

      Lave os cogumelos em água corrente (não deixe de molho). Em uma panela cozinhe os cogumelos com um fio de azeite e o molho shoyo por 3 minutos. Retire da panela e reserve,

      Refogue a cebola e o alho no azeite, adicione o vinho, a água, a salsa, o caldo de legumes e o curry, e deixe em fogo alto até começar a ferver e dissolver completamente o cubinho de legumes. Adicione o arroz - não precisa lavar, nem mexer - abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela destampada. Quando a água secar, desligue o fogo, adicione os cogumelos e a pimenta rosa, misture e tampe a panela por 10 minutos. Sirva em seguida.

      CUIDADO: contém glúten - esses que eu linkei contém trigo, cevada, centeio, aveia e triticale. Mas os celíacos podem fazer a mesma receita usando o arroz integral puro.

      segunda-feira, 13 de maio de 2013

      Leite de Aveia - Isola Bio


      Uma das alternativas para quem tem intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite, são os "leites" vegetais. O mais conhecido e mais consumido é, sem dúvida, o leite de soja. Mas existem outros, que apesar de pesarem no bolso, são ótimos substitutos para o leite. Essa semana experimentei pela primeira vez o leite de aveia da Isola Bio. Importado da Itália, pode assustar quando avistado na prateleira. Já encontrei mercados cobrando até R$23,90 pela caixinha de 1L. Tomei coragem de comprar quando encontrei, em promoção, pelo valor de R$11,90. Ainda assim acho muito caro, considerando que existem receitas de leite de aveia caseiro que parecem bem simples de fazer. De qualquer maneira não fiquei desapontada. O produto é orgânico e sem adição de açúcares. Tem sabor suave, naturalmente adocicado e textura cremosa. Na realidade me lembra um pouco o sabor da avelã. Ficou ótimo com achocolatado.

      A marca também produz várias outras bebidas vegetais, que até o momento não experimentei, como a bebida de arroz, de milheto, de amêndoas, de soja entre outras. Todas isentas de lactose, e algumas também não contém glúten. Eles possuem até um creme de arroz, que pode ser utilizado em substituição ao creme de leite. E vocês, já experimentaram algum produto dessa marca?

      ___________________________________________________________________________
      Ingredientes: água, aveia (11%), óleo de semente de girassol extraído a frio, sal marinho. Contém glúten.

      segunda-feira, 6 de maio de 2013

      "Risoto" integral de ervas

      Muita gente reclama que ricota é sem graça e não tem gosto de nada. Há alguns anos atrás perdi o preconceito com a ricota, e descobri que bem temperada fica maravilhosa! Eu fazia muitas pastinhas e um dia errei na mão e fiz muita pasta de ricota com ervas. Não lembro se foi ideia que alguém me contou ou se foi por pura falta do que fazer com tanta pastinha, mas acabei "criando" um falso risoto de arroz integral com ervas. Depois da intolerância à lactose fiquei me sentindo impedida de fazer essa receita sem ter que caprichar no consumo de enzima lactase. Até que o marido me pediu para fazer a receita semana passada, e eu tive a ideia de usar o Queijo Cottage Lacfree no lugar da ricota. Ficou perfeito e o marido aprovou!



      "Risoto" integral de ervas sem lactose

      Ingredientes:
      • 1 xícara (chá) de arroz integral 7 grãos ou 7 cereais Ráris
      • 2 xícaras (chá) de água
      • 1 cebola pequena picada
      • 2 dentes de alho picados
      • 200g de ricota fresca cottage Lacfree
      • 100g de azeitonas verdes picadas (opcional)
      • temperos desidratados: manjericão, orégano e salsa (1 colher de sopa de cada)
      • azeite extra virgem
      • sal e pimenta do reino a gosto

      Preparo:

      Refogue a cebola e o alho no azeite, adicione a água, as ervas e o sal e deixe em fogo alto até começar a ferver. Adicione o arroz - não precisa lavar, nem mexer - abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela destampada. Quando a água secar, desligue o fogo, adicione o cottage e as azeitonas, misture e tampe a panela por 10 minutos. Adicione pimenta do reino a gosto e sirva em seguida.

      Deste jeito fica tudo bem "al dente" como a gente gosta aqui em casa. Mas se você preferir, coloque uma xícara a mais de água.

      CUIDADO: contém glúten - esses que eu linkei contém trigo, cevada, centeio, aveia e triticale. Mas os celíacos podem fazer a mesma receita usando o arroz integral puro.

      quarta-feira, 17 de abril de 2013

      Biscoitos Aruba - sem glúten e sem lactose


      Como já disse aqui no blog, não tenha medo de experimentar. Toda vez que encontro algum produto sem lactose que não conheço, eu compro para experimentar. E confesso que tenho ficado bem satisfeita com a variedade de produtos sem lactose que encontro no Hortifruti. Essa semana experimentei o biscoito de amendoim Aruba, da EZN. Achei ótimo! A diferença é que ao invés de levar aquelas várias farinhas que normalmente substituem a farinha de trigo, ele é feito com farinha de feijão branco. É tão levinho e tão gostosinho que se não estivesse escrito na embalagem, eu não acreditaria: não contém glúten e não contém lactose.



      segunda-feira, 18 de março de 2013

      7 coisas que contém lactose, mas não abro mão

      Eu sei que para viver bem com intolerância à lactose requer adaptação. Temos que aprender a eliminar certos itens do nosso dia-a-dia. Outros a gente consegue substituir. E para aqueles que a gente não fica sem, a enzima lactase vem nos salvar! Decidi fazer uma lista das coisas que não abro mão. Coisas que não tem como substituir. Por enquanto são sete, mas se eu lembrar de mais alguma, depois atualizo. Se é pra comer, comamos direito!!


      Biscoito de Nata com Nutella
      1. Nutella
      Desde que comi pela primeira vez há muitos anos atrás, se tornou um vício! Já teve períodos antes da IL em que o marido e eu comíamos um pote inteirinho de uma vez só. Pão com Nutella, bolo de laranja com Nutella, biscoito maizena com Nutella, pão de mel com Nutella, pão de queijo com Nutella... Hoje, com mais moderação, sempre tem um potinho aqui em casa. Já vasculhei por outros blogs algumas receitas de Nutella sem leite e prometo que algum dia eu tentarei fazer, mas até lá, dá-lhe lactase!



      Aussie Cheese Fries - Outback Steakhouse
      2. Outback
      As pessoas perguntam:
      - Vocês não enjoam de comer no Outback não?
      - NÃO!!!!

      Eu ia falar que não abro mão das Aussie Cheese Fries e aquele maravilhoso molho Ranch. Mas pra falar a verdade não abro mão de nada* do Outback! Sempre que respondo a pesquisa de opnião no site deles eu marco o campo "meu cardápio favorito". Começando pelo pãozinho com aquela manteiga divina, uma refeição mais leve com a El Ranchito Salad ou a Potato Soup, um Happy Hour com os amigos com Kookaburra Wings, Aussie Fries, Bloomin' Onion ou Chook'N Dillas, ou uma refeição completa com os maravilhosos steaks ao ponto da casa. E pra fechar com chave de ouro, o maravilhoso Chocolate Thunder from Down Under. Se é pra "gastar" o comprimido de lactase, que seja com satisfação!



      3. Pão de queijo 
      O marido adora dizer que não sou carioca. A tirar pelo sotaque carioquês, não curto praia, não curto calor ou carnaval. Ele diz que sou um pouco baiana, um pouco mineira... e a fama de mineira vem pela minha fixação por pão de queijo. Se pudesse, comia todos os dias! E depois que descobri o pão de queijo recheado com catupiry... hummmm! Se é pra gastar um comprimido, que seja pão de queijo da Catupiry!



      4. Pão com manteiga
      Simples assim: margarina sem leite funciona como ingrediente substituto da manteiga pra tudo, mas só quando ela é apenas mais um dos ingredientes. Mas quando é pra ser o principal como um pãozinho na chapa com manteiga... tem que ser manteiga!





      5. Chocottone 
      Nunca fui fã de panettone com frutas cristalizadas. Quando criança isso me fazia dizer que não gostava de panettones no geral, já que não haviam muitas opções de panettones com chocolate como existem hoje. Há uns 3 anos fizemos "A Saga dos Panettones", e compramos todos aqueles panettones recheados com chocolate cujas fotos fazem a gente babar. Os vencedores pra mim são: Panettone Gianduia - Ofner, Panettone de Chocolate Trufado - Starbucks, e o mais baratinho, porém caprichado no recheio, Chocottone Edição Especial - Bauducco. O melhor é quando o Natal acaba e tem promoção de panettone no mercado... hummmm!!



      6. Pizza
      A gente já viu por aqui os queijos sem lactose da Balkis, mas esses só servem quando vamos fazer nossa pizza em casa. E na hora que bate aquela vontade de comer uma pizza, ou quando chega uma visita inesperada e alguém diz: "vamos pedir uma pizza?", como faz? Eu peço a pizza e tomo praticamente um comprimido por fatia (do mais forte que tiver). E se for Catuperoni da Domino's Pizza, em dia de 2x1, vale a pena.




      7. Brigadeiro
      Já tentei fazer brigadeiro usando condensado de soja. Para ser honesta eu DETESTEI! Com letras maiúsculas mesmo! Já vi umas receitas que levam aipim, ou cenoura, mas ainda não tive coragem de experimentar. Sem preconceito com o coitado do aipim ou com a probrezinha da cenoura, mas eu sou mais um belo brigadeiro de leite condensado mesmo!



      sábado, 16 de março de 2013

      Farofa sem manteiga

      Outro dia me perguntaram "mas como é que você faz farofa sem manteiga? usa óleo? azeite?". Bem, nem uma coisa, nem outra! Na minha opnião, se usar óleo ou azeite não fica muito bom não. Dá pra usar margarina sem leite, mas também dá pra fazer sem. Então segue a minha receitinha.




      Farofa sem manteiga / sem lactose


      Ingredientes
      • 500g de farinha de mandioca torrada
      • 250g de linguiça fina cortada em rodelas
      • 1 cebola grande picadinha
      • 12 dentes de alho amassados
      • cheiro-verde picado
      • sal e pimenta do reino à gosto
      • 200g de azeitona verde picada (opcional)
      • 3 ovos grandes (opcional)

      Preparo
      Em uma panela grande frite a linguiça, sem adicionar óleo, em fogo baixo. Adicione a cebola e o alho, e mexa até amolecer a cebola (não deixe dourar senão ela fica preta depois). Acrescente a farinha e vá mexendo para não queimar o fundo. Mexa até atingir o ponto de sua preferência. Eu gosto bem sequinha e crocante, isso leva uns 10 minutos mexendo em fogo baixo. Desligue o fogo e adicione o cheiro-verde picado e as azeitonas. ESPERE ESFRIAR! Acerte o sal e a pimenta à gosto.

      Em uma panela separada coloque um fio de azeite ou óleo e faça os ovos mexidos com uma pitada de sal. Misture-os na farofa e pronto!

      terça-feira, 12 de março de 2013

      Chocolates de Gramado - RS



      Postagem mais do que atrasada, mas lá vai.
      Ano passado visitei Gramado - RS. Uma cidade linda, principalmente na época do Natal. 
      A decoração, os eventos, a gastronomia, o clima, tudo é maravilhoso! E mais maravilhada fiquei com a quantidade de chocolatarias. Depois fiquei triste pensando "não deve ter nada sem lactose". Entrei na primeira loja e encontrei barrinhas de chocolate amargo 35% cacau, puro, com menta ou com castanha de caju. Nossa quanta variedade!!! Então decidi entrar em todas as lojas que passamos, e comprei um de cada de tudo que encontrei sem lactose. Recomendadíssimos! Se você for passear por aquelas terras, não deixe de comprar uns chocolatinhos em lactose pra você também. E o melhor, a maioria deles é sem glúten também!


      segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

      Patê de Salmão

      Não é novidade que eu adoro pastinhas e patês. Já coloquei aqui as pastinhas de soja que mais consumo e a receita da minha pastinha de atum. Agora vai mais uma delícia, prontinha pra consumo que encontrei nas prateleiras do mercado: Patê de Salmão da Gomes da Costa. ADOREI! Confirmei com o SAC que o produto é isento de lactose. Pena que vem pouquinho - é do tamanho da lata de atum normal.

      ___________________________________________________________________________
      Ingredientes: Salmão, maionese (óleo comestível, amido modificado, açúcar, ovos pasteurizados, vinagre, mostarda, suco de limão, acidulante ácido láctico, corante natural beta-caroteno e aroma de mostarda), água, cebola, sal, alho, salsa, cebolinha, fécula de batata, realçador de sabor glutamato monossódico, corante natural carmim de cochonilha, aroma de salmão e espessante goma xantana.
      Não contém glúten.

      Ingredientes: Salmão, maionese (óleo comestível, amido modificado, açúcar, ovos pasteurizados, vinagre, mostarda, suco de limão, acidulante ácido láctico, corante natural beta-caroteno e aroma de mostarda), água, cebola, sal, alho, salsa, cebolinha, fécula de batata, realçador de sabor glutamato monossódico, aroma de fumaça, corante natural carmim de cochonilha, aroma de salmão e espessante goma xantana.
      Não contém glúten.

      sábado, 2 de fevereiro de 2013

      Pão Pão Pão Pãããoooo - O Retorno

      Receita nova, um pouco mais demorada - pois devemos respeitar o tempo de crescimento da massa - porém muiiiiito mais fácil de fazer!



      Pão de calabresa sem lactose


      Ingredientes
      Massa:
      • 100g de farinha de trigo
      • 2 tabletes de fermento biológico fresco
      • 120ml de leite zero lactose

      • 400g de farinha de trigo
      • 75g de açúcar 
      • 3 ovos
      • 1 pitada de sal
      • 150g de manteiga  margarina sem leite
      • 500g de linguiça calabresa
      • 200g de azeitona verde picada

      Preparo

      Em uma tigela misture bem o fermento biológico, o leite zero lactose e 100 g de farinha de trigo, fazendo uma massa esponjosa. Cubra bem com plástico filme, não deixando saída de ar. Deixe descansar por 15 minutos.

      Ferva as linguiças para tirar um pouco da gordura. Deixe esfriar e triture em um processador de alimentos, ou aos pouco em um liquidificador.

      Adicione à massa esponjosa o restante da farinha de trigo, o açúcar, 1 pitada de sal, 3 ovos, a manteiga margarina sem leite e sove bem até obter uma massa homogênea. Por último, adicione a linguiça calabresa triturada e as azeitonas picadas. Misture bem. Cubra novamente com plástico filme, deixando descansar por mais 30 minutos.

      Divida a massa em duas partes e transfira para duas formas de pão untadas e enfarinhadas. Cubra novamente com plástico filme, deixando descansar até dobrar de tamanho (+/- 1h).

      Leve a massa para assar em forno baixo a 150ºC por 40 minutos, ou até ficar douradinha por cima.


      CUIDADO: contém glúten.

      ___________________________________________________________________________
      ATUALIZAÇÃO:
      Quer fazer meia receita? Basta usar metade dos ingredientes, e ao invés de 3 ovos, use apenas 2 (já que não dá pra usar 1 ovo e meio né?!). Funcionou perfeitamente! Para quem não tem balança de precisão na cozinha, saiba que uma colher de sopa bem cheiona dá mais ou menos 25g, tanto pra farinha, como pro açúcar. E os 60ml de leite são 1/4 de xícara.

      segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

      Pasta de Atum

      Essa é uma das preferidas do maridão! Costumávamos fazer com cream cheese, mas agora é com maionese ou com requeisoja. Fica maravilhosa com as torradinhas de alho, e também rendem um maravilhoso sanduíche de atum! Eu faço ela quase toda semana, e por incrível que pareça, sempre esqueço de tirar foto. Vou ficar devendo a foto por enquanto.



      Pasta de Atum sem lactose 

      Ingredientes:

      Preparo:
      Desfaça os filés de atum com o auxílio de um garfo, adicione a maionese ou requeisoja e misture bem. Adicione os outros ingredientes, menos o sal. Misture bem, prove e adicione sal a gosto. Coloque em um recipiente bem tampado e leve à geladeira de um dia pro outro para apurar o sabor. Misture novamente antes de servir.


      ___________________________________________________________________________
      Ingredientes: Água, óleo vegetal, amido modificado, preparado de azeitona (corante antocianina), açúcar, vinagre, ovos pasteurizados, sal, suco de limão, alho, acidulante ácido lático, estabilizantes gomas xantana e goma jataí, conservador ácido sórbico, aromatizantes, sequestrante EDTA cálcio dissódico, corante páprica e antioxidantes ácido cítrico, BHT e BHA. Não contém glúten.

      Filé de atum em azeite de oliva com alho - Gomes da Costa
      Ingredientes: atum, azeite de oliva, alho, sal e aroma de alho. Não contém glúten. Não contém conservantes.