segunda-feira, 23 de abril de 2012

Intolerância não é alergia!

Uma coisa que me chama atenção é quando as pessoas se referem à minha intolerância e dizem: "ela não pode comer isso porque ela é alérgica". Sei que é um erro comum, apesar de serem diagnósticos completamente diferentes, com apenas um alimento em comum: o leite de vaca.

Não vou tentar reescrever as informações que já estão disponíveis sobre o assunto. Então quem quiser saber mais sobre esta diferença, pode ler este artigo, que acho que explica bem.

sábado, 21 de abril de 2012

Chocolate...

Quem tem intolerância à lactose nunca mais vai poder comer chocolate? MENTIRA!


Uma saída para os intolerantes à lactose são os produtos de soja, e eu já vou falar sobre todos os que encontrei até o momento. Mas o problema com qualquer coisa de soja é que pode ser que a receita não seja boa, pode ser que o sabor da soja seja muito forte, ou até pode ser que a pessoa tenha preconceito e faça logo cara de que não gostou só porque ouviu "alguma coisa de soja".

Então a solução está aqui! O novo chocolate zero lactose - e zero glúten - da Cacau Show. Isso mesmo! Chocolate sem lactose, e não é de soja! Eu já comprei umas dez barras desde que descobri essa maravilha. Então se você tem intolerância a lactose, ficou triste que não ganhou nada na páscoa, ou está enjoado dos chocolates de soja, vai logo comprar um para experimentar. Se você tem um amigo ou parente intolerante à lactose, compre de presente e ilumine o dia dessa pessoa. Você ainda vai encontrar a opção infantil, língua de gato sem lactose.


O que é intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é a deficiência na produção da enzima lactase - responsável pela digestão do açúcar do leite, a lactose. Não é uma doença, não se pega e não se cura. Algumas pessoas já nascem com intolerância, mas é normal que ao longo dos anos nosso organismo produza menos lactase, ou chegue ao ponto de não produzir mais. Maiores explicações aqui e aqui.

Foi o que aconteceu comigo: comecei a passar mal constantemente, e sem saber o motivo procurei um médico. Depois de uma pilha de exames constatamos que não havia nada errado, e foi sugerido que eu parasse de beber leite. Isso resolveu o meu problema por alguns meses, eu não podia beber leite, mas continuava ingerindo derivados. Até que mesmo a menor quantidade de qualquer derivado começou a me fazer mal também. Procurei um segundo médico, mais outra pilha de exames e um diagnóstico: intolerância grave à lactose.

Não existe um tratamento capaz de induzir a produção da lactase pelo nosso organismo. Portanto, os intolerantes à lactose deveriam eliminar completamente a lactose da alimentação ou aceitar o fato de que aquele chocolate que querem muito comer, vai fazer muito mal. Essa é a informação que temos aqui no Brasil, pois até o momento, nenhum laboratório comercializa a enzima lactase. SIM! Existe a enzima produzida em laboratório, e SIM ela funciona!!! Vou chegar lá, mas devido à dificuldade de acesso à este complemento alimentar, substituir a lactose ainda é a melhor opção, e guardaremos o remedinho para casos de emergência =)

Bom, espero que gostem desta minha tentativa despretenciosa de compartilhar as experiências que tenho feito com as minhas receitas. Caso você tenha alguma sugestão, pode mandar! Estou apenas começando e não tenho muita ideia de pra onde estou indo =D