quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Rabanadas

Receita famosa da vovó que ganhou uma versão maravilhosa sem lactose! Procurei e vi muitas receitas usando leite de soja e condensado de soja. Para ser sincera eu detestei condensado de soja. Nem todas as substituições com soja ficam boas. Graças à Piracanjuba e seu leite zero lactose, essa adaptação ficou um sucesso! Certifique-se de usar um pão sem lactose.



Rabanadas sem lactose 

Ingredientes:
  • 10 fatias de pão dormido com 2 dedos de largura
  • 500ml de leite zero lactose Piracanjuba
  • 5 cravos da índia
  • 1 pedaço de canela em pau
  • 1 lata de leite condensado  10 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 3 ovos
  • 1 pitada de sal
  • óleo para fritar
  • bastante papel toalha
  • açúcar e canela para povilhar

Preparo:
Ferva o leite sem lactose com o cravo e a canela. Deixe amornar. Misture o açúcar e a essência de baunilha. 

Em um prato fundo, coloque uma fatia de pão seco no centro. Com as mãos, mergulhe uma fatia de pão no leite morno, apertando de leve o miolo do pão até sentir que todo o miolo amoleceu. Coloque esta fatia no prato ao lado da fatia de pão seco. Repita este processo fatia por fatia. O pão seco no meio do prato serve para absorver o excesso de leite das outras fatias. Não mergulhe várias fatias de uma vez só, nem deixe-as boiando no leite. Se ficarem muito tempo no leite o pão fica mole demais, e as rabanadas não ficam boas.

Forre dois tabuleiros grandes com bastante papel toalha.

Coloque o óleo em uma panela e ligue o fogo médio. Enquanto o óleo aquece, separe as claras e as gemas dos ovos. Bata as claras em neve com a pitada de sal. Misture as gemas nas claras.

Quando o óleo estiver quente, passe as fatias nos ovos, retirando o excesso e leve para fritar. Não coloque muitas fatias por vez, pois você precisa de espaço para virá-las. Quanto estiverem douradinhas por baixo, vire-as para dourarem do outro lado. Cuidado para não queimar!

Retire as rabanadas da panela com o auxílio de uma espumadeira. Disponha cada fatia sobre o papel toalha do primeiro tabuleiro. Nunca coloque uma fatia por cima da outra, para não passarem o óleo de uma para a outra. Repita o processo até fritar todas as fatias. Desligue o fogo e vire cada fatia para o outro tabuleiro com papel toalha limpo. Assim elas ficarão bem sequinhas.

Deixe as rabanadas esfriarem por completo antes de passar no açúcar com canela. Tenha paciência! Se você passar as rabanadas ainda quentes no açúcar, ele derrete e as rabanadas ficam meladas.

CUIDADO: contém glúten! Mas vocês podem fazer a mesma receita usando um pão sem glúten.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Super Bars - barra de cereal sem lactose




Mais uma opção para levar na bolsa e comer onde quiser. As "super barras" da Jasmine são uma delícia! Se aproximam de uma barra de granola. São crocantes, sequinhas e saborosas. Disponível nas versões: Super Bar com castanha do pará, coco e uvas passas, Super Fruit Bar com morango, amora, cranberry e açaí e Super Nuts Bar com castanhas do pará, castanhas de caju, amendoim e amêndoas.



________________________________________________________________________________
Ingredientes: Aveia tostada, crispies com 4 grãos (soja, milho, arroz e aveia), cranberry desidratada, flocos de arroz, morango desidratado, açúcar mascavo, semente de gergelim, melado de cana, extrato de malte, maltodextrina, amora desidratada, semente de linhaça, óleos de girassol, quinoa, mel, fibra integral solúvel, sal, estabilizante natural lecitina, agente de crescimento bicarbonato de sódio e aroma. Contém glúten.

Ingredientes: Aveia tostada, crispies com 4 grãos (soja, milho, arroz e aveia), castanha do Pará, uva passa, coco queimado, flocos de arroz, semente de gergelim, melado de cana, extrato de malte, maltodextrina, açúcar mascavo, semente de linhaça, óleo de girassol, quinoa, fibra integral solúvel, mel, mix de vitaminas e minerais (cálcio, vitaminas C, B3, E, Zinco, vitaminas B2, B6, B1, B5, A e D), sal, estabilizante natural lecitina de soja, agente de crescimento bicarbonato de sódio e aroma. Contém glúten.

Ingredientes: Aveia tostada, amendoim, crispies com 4 grãos (soja, milho, arroz e aveia), castanha do Pará, castanha de caju, açúcar mascavo, amêndoa, flocos de arroz, farinha de aveia, maltodextrina, semente de gergelim, melado de cana, extrato de malte, mel, semente de linhaça, quinoa, fibra integral solúvel, óleo de girassol, cacau em pó, sal, estabilizante lecitina de soja, aromas e agente de crescimento bicarbonato de sódio. Contém glúten.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Pão de Mel Integral sem adição de leite

Delicinha que encontrei essa semana. Pão de Mel integral sem adição de leite, da Jasmine. Feito com farinha integral, açúcar mascavo e chocolate sem adição de leite. É rico em fibras e sem gordura trans. Achei bem saboroso. 

É uma pena que apesar de a marca possuir alguns produtos zero lactose, o pão de mel não ganhou esse selinho. Ele pode conter traços de leite, pois sua produção é terceirizada.

Mas quem sabe no futuro eles não conseguem mudar isto, para oferecer para o público mais um produto isento de lactose?


______________________________________________________________________________
Ingredientes: Farinha de trigo integral e farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar mascavo, cobertura vegetal sabor chocolate sem adição de leite, fibra de trigo, gordura vegetal, mel, condimentos naturais e agentes de crescimento (bicarbonato de sódio e bicarbonato de amônio). Contém glúten.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Sopa cremosa de couve-flor

É só começar a chover e esfriar um tiquinho o tempo que eu já me animo para fazer uma sopinha.





Sopa cremosa de couve-flor sem lactose 

Ingredientes:
  • 1 kg de couve-flor
  • 1 cebola grande
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem
  • 300ml de água
  • 200ml de leite sem lactose
  • 1/2 copinho de requeijão à base de soja
  • 2 cubos de caldo de galinha sem lactose
  • 1 /2 xícara de cheiro-verde picadinho
  • sal e pimenta do reino à gosto

Preparo:
Doure o alho e a cebola no azeite. Adicione a água e os cubos de caldo de galinha, mexendo até dissolverem completamente. Adicione a couve-flor e tampe a panela. Não precisa colocar mais água, deixe que cozinhe quase que no vapor desse caldinho que fica no fundo da panela. Cozinhe em fogo baixo até a couve-flor ficar bem macia. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Leve o conteúdo da panela ao liquidificador, adicione o leite sem lactose e o requeijão à base de soja e bata bem até ficar um creme homogêneo. Retorne a mistura para a panela e cozinhe por mais alguns minutos em fogo baixo, mexendo bem até levantar fervura. Prove e acerte o sal. Adicione pimenta do reino à gosto. Desligue o fogo e sirva em seguida, salpicando o cheiro-verde por cima da sopa. 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Carne assada na cerveja escura

Receitinha fácil que faz um sucesso tremendo. Sabe aquela comida cheirosa que todo mundo vem pra cozinha perguntar o que está com cheiro tão bom?! É essa aqui! A receita é a mesma que faço para moela na cerveja. Já fiz com patinho e até mesmo com picanha. Deliciosa!




Carne Assada na Cerveja Escura 

Ingredientes:
  • 1 kg de patinho limpo e cortado em cubos grandes
  • 1 cebola grande picadinha
  • 6 dentes de alho amassados
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem
  • 1 pacote de creme de cebola sem lactose
  • 300ml de água
  • 1 lata de molho de tomate
  • 1 garrafa pequena de cerveja escura
  • 1 xícara de cheiro-verde picadinho
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • 100g de azeitonas verdes recheadas com pimentão

Preparo:

Em uma panela de pressão, doure a cebola e o alho no azeite. Adicione a carne aos pouco e vá mexendo bem à fogo alto para dourar a carne. Quando a carne estiver bem douradinha e não estiver mais soltando água, abaixe o fogo e adicione o creme de cebola dissolvido em 500ml de água, o molho de tomate e a cerveja. Misture bem e tampe a panela. Após a panela pegar pressão, cozinhe por 30 minutos em fogo baixo (no mínimo mesmo, para não grudar no fundo).

Passados os 30 minutos, desligue o fogo e deixe sair toda a pressão da panela antes de abrir. Muito cuidado para não se queimar, cutuque a válvula com o auxílio de uma colher de pau até não ter mais pressão nenhuma. Não abra a panela se a válvula ainda estiver fazendo barulho.

Volte com a panela para fogo baixo, adicione as azeitonas e misture. Prove antes de acertar o sal e a pimenta do reino à gosto. Desligue o fogo, adicione o cheiro-verde e sirva em seguida.

CUIDADO: contém glúten!

______________________________________________________________________________
ingredientes: amido, cebola, farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico, sal, maltodextrina, óleo vegetal, pimenta-do-reino preta, realçadores de sabor glutamato monossódico e inosinato dissódico, aromatizantes, antiumectante dióxido de silício e corante caramelo IV. CONTÉM GLÚTEN. CONTÉM TRAÇOS DE SOJA;

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Queijo Minas de baixo teor de lactose


Mais uma novidade que encontrei no Hortifrutti aqui no RJ. Queijo Minas Frescal de baixo teor de lactose. Ok, não é zero lactose, mas nem todo mundo tem intolerância grave. A redução de 90% da lactose já pode ser suficiente para muitas pessoas - assim como os leites de baixo teor de lactose.
Experimentei e achei ótimo! Sabor de queijo minas fresquinho, normal, igual à qualquer queijo minas comum. O melhor é que é salgadinho na medida certa, sem sobrar nem faltar. Aprovado!


Obs. eu tomei um comprimidinho da enzima lactase, já que não consigo tomar nem os leites com redução de lactose, achei melhor não arriscar com o queijo.
______________________________________________________________________________
"Este produto é indicado para pessoas que possuem intolerância à lactose. A enzima lactase, responsável pela quebra da lactose, é adicionada ao Queijo Minas Frescal Fiore de Baixa Lactose ainda durante seu processo de fabricação, proporcionando um produto com 90% menos lactose."

Ingredientes: Leite pasteurizado delactosado, cloreto de sódio, cloreto de cálcio, enzima lactase, ácido lático e coagulante. NÃO CONTÉM GLÚTEN. Confira a tabela nutricional aqui.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Queijo Cottage sem lactose

Quando encontrei os Iogurtes sem lactose da Verde Campo, vim correndo contar pra vocês, e ao fuxicar o site deles, descobri que também produzem Queijo Cottage sem lactose. Yey!! Ainda não encontrei para comprar, mas fiquei feliz de ver mais uma empresa preocupada em atender ao mercado de pessoas com intolerências alimentares. Ganharam estrelinha!!



ATUALIZAÇÃO - encontrei para comprar, e achei uma delícia! Aprovado!!! Quem quiser, no Rio de Janeiro, vende na rede HortiFruti.
______________________________________________________________________________
Ingredientes: Leite desnatado pasteurizado, creme de leite, sais minerais de origem láctea (concentrado mineral lácteo, cloreto de sódio e dióxido de silício), enzima lactase, cloreto de cálcio, fermento lácteo, estabilizante (carragena, goma xantana e goma guar) e conservador sorbato de potássio. NÃO CONTÉM GLÚTEN. Diabéticos: contém glicose e galactose.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Iogurte (de verdade) sem lactose


Gente, olha a novidade maravilhosa que encontrei nas prateleiras do Hortifrutti aqui no RJ: Iogurte (de verdade) sem lactose!! A Verde Campo lançou o primeiro iogurte do Brasil que é zero lactose. De baixo valor calórico, enriquecido com cálcio, sem adição de açúcar e sem glúten!! Disponível nos sabores: natural, ameixa ou morango. Eles tem também uma linha de iogurtes de soja, nos sabores: morango ou banana, mamão e maçã.
Já provei o de morango, é delicioso! É iogurte normal, se não falar que é sem lactose não dava nem pra notar!
Já conto o que achei dos outros sabores.

domingo, 28 de outubro de 2012

Bolo de Laranja

Primeira vez que tento fazer bolo de laranja. Fácil, rápido, cheiroso, fofinho, molhadinho e delicioso! Fez o maior sucesso.



Bolo de Laranja sem lactose 

Ingredientes:
  • 1 xícara de suco de laranja integral
  • 3/4 de xícara de óleo vegetal (usei canola)
  • 4 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de chá de fermento

Preparo:

Pré-aqueça o forno à 180º. Bata no liquidificador o suco de laranja, os ovos e o óleo. Transfira para uma tigela e misture aos poucos os outros ingredientes, até ficar uma mistura homogênea. Leve ao forno em um tabuleiro untado com margarina sem leite. Deixe assar por 30 minutos e faça o teste do palito. Se necessário deixe mais alguns minutinhos até que o palito saia limpo.

Caso queira um bolo bem molhadinho, despeje mais 1/2 xícara de suco de laranja sobre o bolo assim que retirá-lo do forno.

CUIDADO: contém glúten! Mas vocês podem testar usando FSG.

domingo, 21 de outubro de 2012

Sopa de abóbora com carne seca






Sopa de abóbora sem lactose com carne seca desfiada 

Ingredientes:
  • 1 kg de abóbora
  • 1 cebola grande picada
  • 6 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem
  • 2 xícaras de carne seca cozida e desfiada
  • 1 cubo de caldo de legumes
  • salsinha a gosto
  • sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Descasque e pique a abóbora em cubos. Doure a cebola e o alho no azeite. 

Adicione a abóbora e tampe a panela. Não adicione água agora, pois a abóbora solta água e vai cozinhando a fogo baixo sem a necessidade de adicionar mais. Mas fique de olho, dependendo do tipo de abóbora, se o fundo da panela ficar seco adicione uma xícara de água. Cozinhe até a abóbora ficar macia. 

Deixe esfriar um pouco, transfira todo o conteúdo da panela para um liquidificador. Coloque o cubo de caldo de legumes junto com as abóboras e bata bem. Volte com o creme de abóbora para a panela. Ligue o fogo baixo novamente, adicione a carne seca cozida e desfiada, e vá mexendo até ferver. Acerte o sal e adicione pimenta do reino a gosto. Desligue o fogo, adicione a salsinha e sirva em seguida, com torradinhas para acompanhar.

domingo, 14 de outubro de 2012

Suco de tangerina


Ok, sucos não tem lactose... Mas eu vim aqui contar que essa semana encontrei uma super novidade: suco de tangerina integral de caixinha! Eu AMO suco de tangerina, e a marca do bem lançou o primeiro e único suco de tangerina de caixinha do Brasil. Sem corantes, sem adição de açúcar, sem aditivos químicos, sem adição de água.. é só suco puro da tangerina!
Na mesma linha tem sucos integrais de uva e de laranja, e os sucos mistos nos sabores: açaí com morangos, maçã e guaraná, e também mamão com laranja, maçã e banana.  Todos sem adição de açúcar, sem adição de água, sem conservantes... acho que já deu pra entender não é?! Eu A-DO-REI!!! Sem contar que as embalagens são super bonitinhas. Experimentem!



______________________________________________________________________________
Suco de Tangerina - do bem
ingredientes: suco de tangerina integral.

ingredientes: uva integral e mais nada.

ingredientes: em média 18 laranjas-pêra.

ingredientes: açaí, morangos, maçãs e guaraná.

ingredientes: mamãe, suco de laranja fresquinho, maça e bananas.

sábado, 13 de outubro de 2012

Soy Cake - bolo sem glúten e sem lactose

Mistura para bolo sem glúten e sem lactose
sabores: baunilha, laranja e chocolate

Ontem decidi experimentar a mistura para bolo que comprei através da loja virtual da Olvebra - mesmo fabricante do chocosoy. Honestamente não dá pra dizer nem um pouco que é sem glúten e sem lactose! Ficou uma delícia! Muito fácil e rápido de fazer, ficou bem fofinho, não deixa gosto de soja na boca  e nem preciso dizer que em menos de meia hora o bolo já estava acabando. Eu ainda incrementei com pedacinhos de chocolate zero lactose, e fiz uma calda de chocolate rapidinha para acompanhar. 
Pode ser consumido por intolerantes à lactose, alérgicos à proteína do leite de vaca e celíacos.


______________________________________________________________________________
Mistura para bolo Soycake Baunilha - Olvebra
Ingredientes: Amido de milho, açúcar orgânico, extrato de soja, fibra de soja, sal refinado, fermento em pó químico e aromatizante. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Mistura para bolo Soycake Chocolate - Olvebra
Ingredientes: Amido de milho, açúcar orgânico, extrato de soja, cacau em pó, fibra de soja, sal refinado, fermento em pó químico e aromatizante. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Mistura para bolo Soycake Laranja - Olvebra
Ingredientes: Amido de milho, açúcar orgânico, extrato de soja, fibra de soja, sal refinado, fermento em pó químico e aromatizante. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Tablete Zero Lactose - Cacau Show
Ingredientes: açúcar, massa de cacau, manteiga de cacau, óleo de palma, emulsificante lecitina de soja e aromatizante. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Calda de chocolate caseira
Ingredientes: açúcar, cacau em pó, creme vegetal becel e leite de soja.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Vacina poderá acabar com doença celíaca



"Uma vacina que impede o organismo de reagir a um dos principais ingredientes do pão, o glúten, está sendo testada em mais de 100 pacientes dos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. De acordo com a empresa Immusant Inc, essa pode ser a “primeira receita no mundo para curar a doença celíaca”.
Depois de identificarem 3.000 fragmentos proteicos do glúten que causam danos ao organismo, os cientistas reduziram esse número a três, que pareceram explicar quase todos os casos da doença celíaca. A partir daí, desenvolveram a nova vacina, que, de acordo com os testes realizados em laboratório, mostraram que o medicamento pode ajudar o sistema imunológico a se tornar tolerante ao glúten."

Leia a reportagem completa em: 
http://oglobo.globo.com/saude/um-cardapio-de-possibilidades-surge-com-nova-vacina-6349931


domingo, 7 de outubro de 2012

Pastinhas de Soja

Vou confessar que nem sempre dá tempo de fazer aquela pastinha caseira deliciosa. Assim já experimentei umas boas e outras não tão boas pastinhas de soja.



sabores: azeitona preta e ervas finas
Já falei do requeijão à base de soja antes. São saborosas e não tem gosto nenhum de soja. Dá pra usar de base para fazer sua pastinha caseira, mas também dá para servir puro. Com torradinhas ficam uma delícia.





sabores: alho poró, cebolinha, cenoura com cebolinha, peito de peru, salmão e tomate seco.
Apesar de aqui em casa usarmos até mesmo as requeisojas como pastinhas, a Arte Deli fabrica pastinhas de soja propriamente ditas. Eu já provei as de cebolinha, salmão e peito de peru. Todas são bem suaves, também não dá pra sentir que é de soja.




Pastas de Soja - Mega Soy
sabores: alho, alho e cebolinha, alho poró, atum, azeitona preta, azeitona verde, bacalhau, cenoura, ervas finas, frango, grão de bico e tomate seco com rúcula.
Essa encontrei há pouco tempo, e não me decepcionei. Comprei as de bacalhau e atum. Achei muito boas, assim como as que citei anteriormente, suaves e sem o gosto da soja.





Pasta de Soja - Puro Sabor
Como o nome do site diz "Puro Sabor da Soja". Há uns 5 anos atrás eu adorava essa pastinha, bem antes da IL. Recentemente me decepcionei demais. Comprei a de azeitona preta e achei que tem um sabor muito forte de soja, e não tem gosto nenhum do azeitona. Não sei dizer sobre os outros sabores, mas eu não recomendo, e nunca mais comprei.





sábado, 29 de setembro de 2012

Panquecas


Hoje foi dia de agradar o marido. Chance para experimentar uma receita antiga, que agora virou sem lactose. Usei leite de soja e margarina sem leite. Deu super certo! Panquecas quentinhas e fofinhas, que servi com a calda de chocolate da hershey's, mas você também pode fazer uma calda caseira, como aquela que usei no bolo de chocolate.



Panquecas sem lactose 

Ingredientes:
  • 1 ovo
  • 1 xícara de leite de soja ou leite zero lactose
  • 3/4 de xícara de farinha de trigo peneirada
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 colher de sopa bem cheia de margarina sem leite

Preparo:

Misture todos os ingredientes secos e reserve. Bata o ovo inteiro até que dobre de volume.

Adicione o leite de soja ao ovo, misturando lentamente. Adicione os ingredientes secos, misture lentamente até ficar uniforme. No final misture a manteiga  margarina sem leite derretida.

Use uma frigideira anti-aderente, a fogo baixo para não queimar. Coloque 2 colheradas da massa no centro da frigideira e deixar dourar. (a dica é observar que a massa vai ficando com umas bolinhas de ar. Quando estiver toda furadinha vire e deixe dourar do outro lado - é bem rapidinho, tipo 30-45 segundos cada lado, dependendo do fogão).

Retire da frigideira e sirva em seguida.

Se quiser fazer panquecas de chocolate, adicione 2 colheres de cacau em pó os ingredientes secos.

CUIDADO: contém glúten! Mas vocês podem testar usando FSG.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Para comer no cinema


Não tem nada melhor para comer no cinema do que aquela pipoca quentinha. Só que a pipoca do cinema é feita na manteiga, ou na margarina - que ninguém sabe dizer se é sem leite. Então só nos resta dar um pulinho nas Lojas Americanas e comprar guloseimas de cinema! Lembre-se se sempre ler as embalagens de tudo antes de comer, mesmo um produto que você já conhece pode ter a receita alterada, e a gente não vai se arriscar, não é mesmo?




Lanchinhos de cinema:
Batata Pringles (Original, Barbecue, Xtreme - Blastin' Buffalo Wings, Xtreme - Smokin' Ribs), Batata Ruffles (Original), Baconzitos, Amendoim, Jujuba*...





*cuidado com as jujubas em forma de bichinhos, essas tem proteína de leite.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

"Achei que não tinha lactose (ou glúten)"


Uma das coisas mais difíceis para pessoas com intolerância alimentare é comer fora de casa. Porque em casa a gente sabe o que colocou na nossa comida, e os produtos industrializados vem com etiquetas. Mas na hora de ir para um restaurante, lanchonete ou barzinho, a coisa complica. Eu já passei muito mal por "achar" que o aquilo que escolhi comer não iria me causar nenhuma problema. Mas quando se fala em intolerância alimentar, não se pode "achar". Você TEM QUE TER CERTEZA do que está ingerindo. Não estamos falando de frescura, não estamos falando de dieta por opção. Estamos falando da nossa saúde e bem estar.

Assim como digo para lerem sempre as embalagens, acredito que temos que aprender a não ter medo de perguntar. Pergunte sempre o que foi usado no preparo daquele alimento. É claro que muitas vezes não saberão te responder ou não vão querer ir na cozinha perguntar. Eu já vi garçom dizendo que ia perguntar na cozinha, servindo mais duas meses e retornando para a minha mesa e dizendo "não tem nada com leite nem manteiga não moça", sem sequer ter falado com mais nenhum outro funcionário do restaurante para questionar. E aí, você confia na resposta??

Passamos a ter opções então.
  • Se você confiou na resposta, se o restaurante possui cardápio especial de alergênicos, etc: você come. Não vou dizer que come completamente sem medo, mas come.
  • Se você não confiou na resposta apresentada, se o garçon disse "eu acho", etc:
    1. Você não come!
    2. Você come e toma um comprimido da enzima lactase só pra garantir. Mas isso só no caso da IL, pois no caso da alergia ao glúten, não tem remedinho que resolva, e "eu acho" não é um caminho adequado a se seguir.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Hershey's Syrup sabor chocolate

Já tem tempo que estou para postar sobre o Hershey's Syrup Chocolate, mas como não é muito fácil de encontrar, segurei a notícia por alguns meses. Bem, eu compro no Sam's Club. Foi o único lugar que encontrei, o produto é importado e nem consta na página de produtos da Hershey's do Brasil. Agora vamos ao que interessa: é muito bom! Além de não conter glúten nem lactose, dá pra usar de um montão de jeitos diferentes. Pode colocar no leite (de soja ou zero lactose), pode usar como calda pra bolos e sorvetes, pode fazer chocolate quente, milk-shakes, etc.
E nas letrinhas miúdas no site da empresa: "O objetivo da Hershey's é manter as informações nutricionais de cada produto atualizadas e precisas, mas por favor consulte a etiqueta da embalagem do produto antes de consumir."


É o que a gente sempre repete: Leia a embalagem!


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

AdeS Brasil - cativando clientes

Hoje recebi um kit super bacana da AdeS Brasil. E já teve gente desconfiada falando assim "mas olha que você vai ter que falar bem deles no seu blog por causa disso". Honestamente, eu queria um mundo em que as pessoas não tivessem um pé atrás pra tudo. 

Primeiro, eu tenho certeza que a Unilever sequer sabe da existência do meu blog, nossos contatos foram através do facebook, e em nenhum momento meu pequeno blog foi citado, e nenhuma solicitação de propaganda foi feita por eles.

Segundo, eu já falava bem da AdeS antes mesmo de me enviarem qualquer coisa. Consumo AdeS há anos, mesmo antes de ficar intolerante à lactose.

Terceiro, SE tivessem me procurado em busca de avaliações positivas no meu blog, eu ficaria mais do que feliz em fazê-lo, afinal não estou aqui procurando qualquer tipo de vantagem para mim ou para qualquer empresa, e sim para compartilhar as minhas descobertas com outras pessoas que passam pelo mesmo problema que eu.

Por último, mas não menos importante, eu chamo isso de cativar clientes! Eu fiquei SUPER feliz em ganhar este kit, qualquer que tenha sido a intenção que os motivou a enviá-lo. Assim como fico feliz quando tem qualquer tipo de brinde no mercado (compre xx unidades e ganhe...). Assim como minha avó ficava toda feliz quando uma certa operadora telefônica mandava presentinhos tipo "vale-chocolate", ou almofadinhas infláveis, independente de se usávamos a tal operadora ou não. Isso faz com que a gente se sinta importante! Mesmo sabendo que sou apenas uma cliente, no meio dos milhares de clientes. Gosto de empresas que me fazem sentir assim, de empresas que respondem quando a gente pergunta, empresas que até te ligam ao invés de mandar email, ou que ligam depois para saber se nossa dúvida foi sanada. Tenho entrado em contato com muitas empresas por causa da minha IL, mas nunca usei o blog para isso, me identifico como Raquel, e eles me respondem com toda a atenção e respeito que eu, como cliente, mereço receber.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Introduzindo gergelim na alimentação

Você sabia que o gergelim é uma ótima fonte de cálcio? Rico em vitaminas e minerais, é muito recomendado pelos nutricionistas para suprir a falta que o leite faz para o organismo dos intolerantes ou alérgicos à leite. Faz muito bem pra saúde, e dizem até que ajuda a emagrecer.
Uma maneira simples e saborosa de incluir o gergelim na sua alimentação, é salpicar duas colheres de sopa sobre a salada. Experimente!


E para acompanhar, adicionei algumas bolinhas de queijo sem lactose (Pingos de Leite Balkis).

domingo, 2 de setembro de 2012

Bolo de banana

Encontrei uma receita de bolo de banana sem leite, sem manteiga, sem óleo e não precisa de batedeira. Parece inacreditável, mas o bolo ficou delicioso! (e olha que eu não gostava de bolo de banana). Fiz umas mudanças sutis, mas quem quiser olhar a receita original está aqui.





Bolo de banana sem lactose 

Ingredientes:
  • 8 bananas prata
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de açúcar cristal
  • 1/2 xícara de castanhas de caju moídas
  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de canela em pó

Preparo:
Faça uma calda com 1/2 xícara de açúcar mascavo e espalhe no fundo da assadeira (usei uma forma redonda com furo, e fiz que nem calda de pudim). Corte duas bananas em rodelas e disponha no fundo da assadeira, por cima da calda. Se for usar uma assadeira sem furo, aumente a quantidade de açúcar para caramelar, e use bananas suficientes para cobrir todo o fundo. Salpique duas colheres de sopa de castanhas de caju moídas para preencher os espaços entre as bananas. Você também pode usar maças picadas e até mesmo granola! Não precisa untar a assadeira.

Ligue o forno e deixe à 200ºC - fogo médio.

Em uma tigela amasse 6 bananas e misture o açúcar. Adicione a farinha e os ovos. Misture até ficar homogêneo. Adicione o fermento, o bicarbonato, a canela e as castanhas de caju e misture bem. Despeje na assadeira, e leve ao forno por 45 minutos. abra o forno e espete o bolo com uma faca. Se sair sequinha, o bolo está pronto! Se sair melada de massa, deixe mais 5-10 minutos e teste novamente.

Retire do forno, deixe esfriar um pouco e desenforme ainda quente.

Se for usar uma assadeira sem furo, aumente a quantidade de açúcar para caramelar, e use bananas suficientes para cobrir todo o fundo. Você também pode usar maças picadas e até mesmo granola!

CUIDADO: contém glúten! Mas vocês podem testar usando FSG.

______________________________________________________________________________
ATUALIZAÇÃO (31/07/2013)
Testei esta receita usando Farinha sem glúten, e ficou perfeito!!! Confiram aqui.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Sequilhos

Vai um biscoitinho para acompanhar o café da tarde? Sequilhos sem lactose!!! Confirmei com o SAC da empresa e me disseram:

"Informamos que a linha de Sequilhos Vale D´Ouro sabores Coco, Leite, Laranja e Leite Condensado é totalmente livre de leite e derivados, não apresentando nem traços de leite."

São deliciosos, derretem na boca e não contém glúten!




terça-feira, 28 de agosto de 2012

Queijo sem lactose

Adoro encontrar empresas preocupadas em auxiliar seus consumidores. E certas informações nos ajudam muito!! Qualquer empresa que disponibilize tabelas de alergênicos ganha estrelinha, e se explicar o que é intolerância então, ganha duas estrelinhas!!

Dei pulinhos quando encontrei: Análise comprova ausência de lactose em vários queijos Balkis. Eles disponibilizam uma tabela que mostra a quantidade de lactose para cada 100g de queijo. Vários são isentos de lactose, como mostra o pedacinho que copiei aí embaixo.



Comprei os pingos de leite, mas na primeira vez que experimentei havia consumido outros derivados de leite ao longo do dia (tomando a enzima lactase, claro!), depois acabei passando mal e fiquei culpando o queijo. Porém já dei outra chance pra ele, e não passei nem um pouquinho mal. Fica perfeito na salada!

Agora podemos fazer receitinhas com queijo sem lactose!!! Em breve!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Purê de mandioquinha

Minha primeira receita usando o leite zero lactose da Piracanjuba. Já tinha usado leite de soja de uso culinário para fazer purê de batatas, mas não fiquei muito satisfeita com o resultado. Agora com esse leite da Piracanjuba.... minha gente, ficou nota 10!




Purê de mandioquinha sem lactose 

Ingredientes:

Preparo:
Descasque a mandioquinha e corte em pedaços pequenos. Cozinhe na água e sal até ficar bem macia. Escorra a água, passe a mandioquinha para um prato e amasse com um garfo. Doure o alho no azeite, adicione a mandioquinha amassada, o leite sem lactose e a margarina sem leite. Mexa bem até incorporar. Prove e acerte o sal. 

Se preferir um purê bem lisinho, ao invés de amassar com o garfo, bata a mandioquinha com o leite sem lactose no liquidificador, e depois leve à panela, acrescente a margarina e mexa bem até ficar homogênea. Prove e acerte o sal.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Leite (de verdade) sem lactose




Novidade fresquinha! Leite de vaca sem lactose! Nada de "redução" ou "baixo teor" porque isso não funciona para quem tem intolerância grave. Esse leite é ZERO LACTOSE! Experimentei e não tive nem um sintominha sequer! É o primeiro leite de vaca isento de lactose no mercado brasileiro. Ele recebe adição da nossa querida enzima lactase e é indicado para todos os níveis de intolerância (só não serve para quem tem alergia à proteína do leite de vaca). Agora sim, acabou meu drama de café da manhã! Recomendadíssimo!!!!






___________________________________________________________________________
O único leite zero lactose do Brasil
"A Piracanjuba apresenta o único leite zero lactose do Brasil. É indicado para todos os níveis de intolerância, mesmo para os consumidores mais sensíveis, que podem incluir o leite em sua rotina alimentar, pois é de fácil digestão. Além disso, é semidesnatado. Inovação, qualidade e bem-estar que só a Piracanjuba pode oferecer, desenvolvendo produtos com carinho para fazer seu dia a dia cada vez melhor."

Ingredientes: Leite semidesnatado, enzima lactase e estabilizantes citrato de sódio, trifosfato de sódio, monofosfato de sódio e difosfato de sódio

___________________________________________________________________________
ATUALIZAÇÃO FEV/2014: Há mais de um ano que larguei completamente as bebidas de soja e passei para o leite zero lactose da Piracanjuba. Não tive nenhum sintoma sequer. Já usei para cozinhar diversas vezes e ele se comporta como qualquer leite normal, sem nenhum porém. Ele é tão perfeito, que até o marido que não tem IL está tomando.

sábado, 18 de agosto de 2012

Cookie de Aveia - chocolate com avelã

Hoje andava desolada, olhando as prateleiras do supermercado, pensando que 99% do que via por ali eu não poderia comer. Por acaso vi um pacote do Cookie de Aveia da Quaker - sabor cacau e avelã, e pensei: "hummm isso deve ser booomm". E quando li os ingredientes tive que chamar o marido para conferir, pois eu não estava acreditando. Não contém lactose!!! Achei tão gostoso que entrou pra minha lista! (Mas cuidado que é só esse sabor que não contém lactose, os outros da mesma linha levam leite em pó, soro de leite...)

__________________________________________________________________________________
Ingredientes: aveia integral em flocos e farinha, açúcar, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, cacau, inulina, farelo de trigo, glicose, sal, aromatizantes, fermentos químicos: bicarbonato de amônio, bicarbonato de sódio e pirofosfato ácido de sódio e emulsificante lecitina de soja. Contém glúten.

__________________________________________________________________________________
Atualização:
O pessoal do SAC da Quaker me informou que este cookie "pode conter traços de leite" por causa dos aromatizantes. Esta informação não consta na embalagem. Eu não sabia que aromatizantes poderiam conter lactose, mas como não sou nutricionista nem nada, achei melhor avisar. De qualquer maneira eu já comi quase uma dezena de pacotes e não tive nenhum sinal de intolerância. Se alguém tiver, me avisa!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Strogonoff de Carne Moída

Rápido, prático, diferente e delicioso =)


Strogonoff de carne moída sem lactose 

Ingredientes:
  • 1/2 kg de carne moída
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho
  • 1 lata de molho de tomate
  • 1 lata de milho em conserva
  • 1 caixinha de creme de soja
  • 2 colheres de sopa de molho inglês
  • 1 cubinho de caldo de bacon e louro
  • 1 colher de café de louro em pó
  • sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:
Refogue a cebola e o alho no azeite até dourar. Adicione a carne moída e o louro em pó, misture bem e deixe cozinhar com a panela tampada a fogo médio, até que fique bem sequinha, mexendo de vez em quando. Adicione o molho de tomate, o molho inglês e o cubinho de bacon, misture e cozinhe por mais 10 minutos a fogo baixo. Desligue o fogo e misture o creme de soja e o milho. Por último acerte o sal e a pimenta a seu gosto. 

Nem dá pra perceber que é de soja! Sirva acompanhado de arroz colorido e batata palha.