segunda-feira, 18 de março de 2013

7 coisas que contém lactose, mas não abro mão

Eu sei que para viver bem com intolerância à lactose requer adaptação. Temos que aprender a eliminar certos itens do nosso dia-a-dia. Outros a gente consegue substituir. E para aqueles que a gente não fica sem, a enzima lactase vem nos salvar! Decidi fazer uma lista das coisas que não abro mão. Coisas que não tem como substituir. Por enquanto são sete, mas se eu lembrar de mais alguma, depois atualizo. Se é pra comer, comamos direito!!


Biscoito de Nata com Nutella
1. Nutella
Desde que comi pela primeira vez há muitos anos atrás, se tornou um vício! Já teve períodos antes da IL em que o marido e eu comíamos um pote inteirinho de uma vez só. Pão com Nutella, bolo de laranja com Nutella, biscoito maizena com Nutella, pão de mel com Nutella, pão de queijo com Nutella... Hoje, com mais moderação, sempre tem um potinho aqui em casa. Já vasculhei por outros blogs algumas receitas de Nutella sem leite e prometo que algum dia eu tentarei fazer, mas até lá, dá-lhe lactase!



Aussie Cheese Fries - Outback Steakhouse
2. Outback
As pessoas perguntam:
- Vocês não enjoam de comer no Outback não?
- NÃO!!!!

Eu ia falar que não abro mão das Aussie Cheese Fries e aquele maravilhoso molho Ranch. Mas pra falar a verdade não abro mão de nada* do Outback! Sempre que respondo a pesquisa de opnião no site deles eu marco o campo "meu cardápio favorito". Começando pelo pãozinho com aquela manteiga divina, uma refeição mais leve com a El Ranchito Salad ou a Potato Soup, um Happy Hour com os amigos com Kookaburra Wings, Aussie Fries, Bloomin' Onion ou Chook'N Dillas, ou uma refeição completa com os maravilhosos steaks ao ponto da casa. E pra fechar com chave de ouro, o maravilhoso Chocolate Thunder from Down Under. Se é pra "gastar" o comprimido de lactase, que seja com satisfação!



3. Pão de queijo 
O marido adora dizer que não sou carioca. A tirar pelo sotaque carioquês, não curto praia, não curto calor ou carnaval. Ele diz que sou um pouco baiana, um pouco mineira... e a fama de mineira vem pela minha fixação por pão de queijo. Se pudesse, comia todos os dias! E depois que descobri o pão de queijo recheado com catupiry... hummmm! Se é pra gastar um comprimido, que seja pão de queijo da Catupiry!



4. Pão com manteiga
Simples assim: margarina sem leite funciona como ingrediente substituto da manteiga pra tudo, mas só quando ela é apenas mais um dos ingredientes. Mas quando é pra ser o principal como um pãozinho na chapa com manteiga... tem que ser manteiga!





5. Chocottone 
Nunca fui fã de panettone com frutas cristalizadas. Quando criança isso me fazia dizer que não gostava de panettones no geral, já que não haviam muitas opções de panettones com chocolate como existem hoje. Há uns 3 anos fizemos "A Saga dos Panettones", e compramos todos aqueles panettones recheados com chocolate cujas fotos fazem a gente babar. Os vencedores pra mim são: Panettone Gianduia - Ofner, Panettone de Chocolate Trufado - Starbucks, e o mais baratinho, porém caprichado no recheio, Chocottone Edição Especial - Bauducco. O melhor é quando o Natal acaba e tem promoção de panettone no mercado... hummmm!!



6. Pizza
A gente já viu por aqui os queijos sem lactose da Balkis, mas esses só servem quando vamos fazer nossa pizza em casa. E na hora que bate aquela vontade de comer uma pizza, ou quando chega uma visita inesperada e alguém diz: "vamos pedir uma pizza?", como faz? Eu peço a pizza e tomo praticamente um comprimido por fatia (do mais forte que tiver). E se for Catuperoni da Domino's Pizza, em dia de 2x1, vale a pena.




7. Brigadeiro
Já tentei fazer brigadeiro usando condensado de soja. Para ser honesta eu DETESTEI! Com letras maiúsculas mesmo! Já vi umas receitas que levam aipim, ou cenoura, mas ainda não tive coragem de experimentar. Sem preconceito com o coitado do aipim ou com a probrezinha da cenoura, mas eu sou mais um belo brigadeiro de leite condensado mesmo!



sábado, 16 de março de 2013

Farofa sem manteiga

Outro dia me perguntaram "mas como é que você faz farofa sem manteiga? usa óleo? azeite?". Bem, nem uma coisa, nem outra! Na minha opnião, se usar óleo ou azeite não fica muito bom não. Dá pra usar margarina sem leite, mas também dá pra fazer sem. Então segue a minha receitinha.




Farofa sem manteiga / sem lactose


Ingredientes
  • 500g de farinha de mandioca torrada
  • 250g de linguiça fina cortada em rodelas
  • 1 cebola grande picadinha
  • 12 dentes de alho amassados
  • cheiro-verde picado
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • 200g de azeitona verde picada (opcional)
  • 3 ovos grandes (opcional)

Preparo
Em uma panela grande frite a linguiça, sem adicionar óleo, em fogo baixo. Adicione a cebola e o alho, e mexa até amolecer a cebola (não deixe dourar senão ela fica preta depois). Acrescente a farinha e vá mexendo para não queimar o fundo. Mexa até atingir o ponto de sua preferência. Eu gosto bem sequinha e crocante, isso leva uns 10 minutos mexendo em fogo baixo. Desligue o fogo e adicione o cheiro-verde picado e as azeitonas. ESPERE ESFRIAR! Acerte o sal e a pimenta à gosto.

Em uma panela separada coloque um fio de azeite ou óleo e faça os ovos mexidos com uma pitada de sal. Misture-os na farofa e pronto!

terça-feira, 12 de março de 2013

Chocolates de Gramado - RS



Postagem mais do que atrasada, mas lá vai.
Ano passado visitei Gramado - RS. Uma cidade linda, principalmente na época do Natal. 
A decoração, os eventos, a gastronomia, o clima, tudo é maravilhoso! E mais maravilhada fiquei com a quantidade de chocolatarias. Depois fiquei triste pensando "não deve ter nada sem lactose". Entrei na primeira loja e encontrei barrinhas de chocolate amargo 35% cacau, puro, com menta ou com castanha de caju. Nossa quanta variedade!!! Então decidi entrar em todas as lojas que passamos, e comprei um de cada de tudo que encontrei sem lactose. Recomendadíssimos! Se você for passear por aquelas terras, não deixe de comprar uns chocolatinhos em lactose pra você também. E o melhor, a maioria deles é sem glúten também!