quarta-feira, 31 de julho de 2013

Bolo de Banana

Sempre que publico uma receita que leva glúten deixo no final o aviso "CUIDADO: contém glúten!" E sempre prometo testar a receita com a Farinha Sem Glúten. Finalmente posso cumprir a promessa. Bolo de banana sem glúten, sem leite, sem manteiga, sem óleo, sem batedeira. Usei a FSG - farinha sem glúten da Aminna. É uma mistura para pães e bolos. Mudei um detalhe na receita, e o bolo ficou mais rápido de fazer e ainda mais fofinho! Quem quiser a receita que fiz antes clica aqui





Bolo de banana sem glúten e sem lactose 

Ingredientes:
  • 6 bananas prata
  • 1 xícara de farinha de trigo  farinha sem glúten
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de açúcar cristal
  • 1/2 xícara de castanhas de caju moídas
  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de canela em pó

Preparo:

Ligue o forno e deixe à 200ºC - fogo médio. Reserve 2 colheres de sopa da castanha de cajú.

Em uma tigela amasse 6 bananas, misture o açúcar e os ovos. Adicione a farinha sem glúten e o amido de milho. Misture até ficar homogêneo. Adicione o fermento, o bicarbonato, a canela e as castanhas de caju e misture bem. Despeje na assadeira, não precisa untar. Salpique a castanha de caju que foi reservada diretamente sobre a massa crua. Leve ao forno por 45 minutos. abra o forno e espete o bolo com uma faca ou palito. Se sair sequinho, o bolo está pronto! Se sair melado de massa, deixe mais 5-10 minutos e teste novamente.

Retire do forno, deixe esfriar um pouco e desenforme ainda quente.
______________________________________________________________________________
FSG - Farinha sem Glúten - Aminna
Ingredientes: Farinha de arroz, fécula de batata e fécula de mandioca.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Biscoito de Nata

Eu já tentei adaptar esta receita substituindo o creme de leite por creme de soja. Ficou terrível! O gosto da soja ficou muito forte e os biscoitos ficaram duros como pedra. Agora decidi testar com o novo yogurt sem lactose da Danubio. Voilà! Funcionou perfeitamente! Você ainda pode inovar e colocar pedacinhos de chocolates sem lactose por cima antes de assar. Com direito à passo-a-passo e tudo mais =)



Biscoito de Nata sem lactose

Ingredientes:

Preparo:

Misture todos os ingredientes secos. Adicione a manteiga e o creme de leite margarina e o yogurt e misture bem até formas uma massa homogênea, meio grudenta mesmo. Pré aqueça o forno a 180°C. Utilize uma assadeira anti aderente, não precisa untar.

Com o auxílio de duas colheres, coloque pequenas porções de massa na assadeira, como faz com bolinho de chuva. Ou unte as mãos e faça pequenas bolinhas. Não se esqueça de deixar um espaço entra cada bolinha pois a massa se esparrama e se ficarem muito perto, gruda tudo e vira um biscoito gigante!

Leve ao forno por mais ou menos 25 minutos, até ficarem sequinhos por cima e douradinhos por baixo. Não deixe dourar por cima ou os biscoitos ficarão duros. Retire do forno e deixe esfriar por completo.




domingo, 28 de julho de 2013

Yogurt Danubio sem lactose

Há alguns meses uma amiga de Sampa me mandou uma mensagem no facebook falando que encontrou esse novo Iogurte e lembrou de mim. Como era lançamento, hão havia informação sobre o produto nem mesmo no site da Danubio. Demorei para encontrar vendendo aqui no RJ, mas finalmente encontrei no Sam's Club. Apesar do preço não ser muito convidativo (R$3,50 por potinho), eu não podia deixar de experimentar. Eu já havia indicado um Iogurte sem lactose aqui no blog antes. Enquanto o Iogurte da Verde Campo é similar à uma bebida láctea, este da Danubio é bem firme, pra comer de colher. Sem contar que o potinho de vidro é uma gracinha! Disponível nos sabores Integral, Morango e Physalis. 

O integral é iogurte puro, sem adição de açúcar, corantes ou conservantes. Absolutamente igual em sabor e textura à qualquer iogurte normal. Ótimo para tomar no café da manhã com frutas ou mel, ou para usar em receitas - e já já eu posto uma receita que deu super certo usando ele. 

Confesso que nunca tinha ouvido falar na fruta physalis. Não é muito doce e é levemente ácido. No iogurte, não consigo encontrar uma forma de comparar com nenhuma fruta para explicar melhor pra vocês. Portanto, experimentem! É bem gostoso.

Infelizmente não encontrei o de morango para experimentar, mas assim que encontrar eu atualizo.


"A Danubio apresenta ao mercado brasileiro um produto inovador: um iogurte sem lactose, mas à base de leite, que une sabor e cremosidade para inaugurar uma nova categoria de iogurtes nas prateleiras do Brasil: o primeiro disponível em embalagem de vidro. Os Yogurts Danubio são encontrados nas versões Morango, Physalis e Integral. As frutas especialmente escolhidas dão sabor especial, enquanto o leite selecionado proporciona uma cremosidade única, que facilita a digestão devido à ausência da lactose."

______________________________________________________________________________
Ingredientes: Leite Integral, Fermento Lácteo e Enzima Lactase. NÃO CONTÉM GLÚTEN

Ingredientes: Leite Integral, Preparado de Frutas Morango (Açúcar, Morango, Água, Amido Modificado, Aroma Idêntico ao Natural de Morango, Espessantes Goma Xantana (INS 415) e Goma Guar (INS 412), Conservador Sorbato de Potássio (INS 202), Corantes Naturais Carmim de Cochonilha (INS 120) e Urucum (INS 160B) e Acidulante Ácido Cítrico (INS 330)), Fermento Lácteo e Enzima Lactase. NÃO CONTÉM GLÚTEN. 

Ingredientes: Leite Integral, Preparado de Frutas Physalis (Água, Açúcar, Physalis, Amido Modificado, Aroma Natural de Physalis, Corante Natural de Urucum (INS 160B), Espessantes Goma Xantana (INS 415) e Goma Guar (INS 412), Acidulante Ácido Cítrico (INS 330) e Conservador Sorbato de Potássio (INS 202), Fermento Lácteo e Enzima Lactase. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

100 Receitas sem leite e derivados


Essa semana ganhei de presente o livro 100 receitas sem leite e derivados. Estou louca para experimentar algumas das receitas. Assim que fizer alguma venho aqui contar pra vocês! Nem conto que o primeiro vai esse bolo da capa.. shhhh!

Onde comprar:





quinta-feira, 11 de julho de 2013

Chocolates de Campos do Jordão - SP

Cascata de chocolate ao leite 
Cacau Show - Campos do Jordão
Assim como Gramado-RS, Campos do Jordão-SP tem uma gastronomia de matar qualquer dieta - e o saldo da conta bancária também! 
Já que frio combina muito bem com chocolate, lá tem várias chocolatarias de cair o queixo. Para a minha tristeza, apenas duas apresentam opções sem lactose. Uma foi a Cacau Show, com a opção zero lactose zero glúten, que todo mundo já conhece e tem acesso com facilidade. A outra foi a Sabor Chocolate, que me surpreendeu por oferecer não somente alguns chocolates sem lactose, mas também os sem adição de açúcar e sem lactose. Experimentei e achei uma delícia. Não sei dizer se contém glúten pois os produtos são vendidos por peso e não possuem embalagem com informações nutricionais. 

Uma sugestão, tanto para a Cacau Show como para a Sabor Chocolate, façam mais opções sem lactose! Que tal uns bombons recheados?! Barrinhas com nozes ou castanhas?!

terça-feira, 9 de julho de 2013

Sour Cream sem lactose

Já que adoro uma pimentinha, a culinária mexicana me agrada bastante. A primeira vez que fiz chilli beans ainda não tinha nenhum sintoma de IL, então foi muito fácil preparar os acompanhamentos. O sour cream é um creme azedo, fica muito bom feito com creme de leite. Fica melhor ainda se preparado com cream cheese. Como ainda não conheço um cream chesse sem lactose, experimentei com o cottage LACFREE, da Verde Campo. Testado e aprovado!




Sour Cream sem lactose

Ingredientes:
Preparo:
Misture os ingredientes, tampe e deixe repousar por 15 minutos. Depois bata no liquidificador para ficar mais homogêneo. Acompanha qualquer receita mexicana. Nachos, tacos, chilli beans, quesadillas...
Na foto, nachos com chilli beans (depois coloco essa receita também).