terça-feira, 31 de julho de 2012

Sardella

Adoro quando a minha sogra pega receitas novas e compartilha comigo, e esse ano entrou no nosso cardápio a Sardella. Eu nunca tinha nem ouvido falar, mas depois de provar pela primeira vez, virei fã!! Já encontrei várias receitas diferentes, e acho que cada um vai encontrar as medidas que mais lhe agradam. Algumas receitas rendem muiiiiiito, então eu reduzi até encontrar a quantidade que dá vazão aqui em casa. Essa é a receita que faço aqui, pelo menos uma vez por mês, e combina demais com as torradinhas de alho.



Sardella

Ingredientes:

Preparo:
Lave bem os pimentões e corte grosseiramente em pedaços, descartando a parte branca e as sementes. Coloque os dentes de alho, o extrato de tomate, o orégano e as pimentas no liquidificador, tampe e ligue-o. Retire aquela tampinha menor do liquidificador, e com ele ligado, vá adicionando os pedaços de pimentões e de cebola, aos poucos, senão os ingredientes não descem e você terá que desligar o liquidificador, mexer com uma colher e ligar novamente. Depois de virar um molho homogêneo, despeje em uma panela alta e leve ao fogo mínimo por 45 minutos, mexendo de vez em quando. Eu deixo a panela destampada e uso uma tela de fritura para cobrir, pois a sardella espirra bastante, mas com a panela tampada a mistura fica sempre aguada pois o vapor condensa e a água volta pra dentro da panela.

Retire e descarte as espinhas e as tripas das sardinhas. Amasse as sardinhas e as anchovas com o auxílio de um garfo e adicione na panela. Eu uso também o molho que vem na lata da sardinha, mas descarto o óleo das anchovas - a não ser que a conserva seja no azeite. Misture bem e deixe mais um pouco na panela, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo, até que a mistura fique bem sequinha, como se soltasse do fundo da panela. Desligue o fogo, deixe esfriar e prove antes de acertar o sal - pois às vezes as anchovas estão muito salgadas e não precisa adicionar mais. Coloque em um recipiente bem fechado e conserve na geladeira.

______________________________________________________________________________
ATUALIZAÇÃO (28/07/2013):

Novo método de preparo, mais simples e faz menos lambança na cozinha. Desta forma a mistura não espirra, não sendo necessário usar a tela de fritura.


Sardella

Ingredientes:

Preparo:
Lave bem os pimentões e corte grosseiramente em pedaços, descartando a parte branca e as sementes. Descasque e corte a cebola grosseiramente. Coloque os pimentões, a cebola, as pimentas inteiras e os dentes de alho em uma panela. Adicione um fio de azeite e leve ao fogo baixo. Deixe que os pimentões cozinhem lentamente, mexa sempre e tome muito cuidado para não grudar no fundo da panela. Faça isso até que os pimentões estejam bem amolecidos. Adicione o extrato de tomate, mais um pouco de azeite e o orégano e continue mexendo. Deixe secar bem, até que fique com aparência de que há um azeite vermelho no fundo da panela, parecendo que está fritando os pimentões. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Transfira todo o conteúdo da panela para um liquidificador, bata bem e retorne a mistura para a panela.

Retire e descarte as espinhas e as tripas das sardinhas. Amasse as sardinhas e as anchovas com o auxílio de um garfo e adicione na panela. 

Misture bem em fogo baixo, apenas para agregar. Deve estar uma mistura bem firme. Desligue o fogo, adicione o restante do azeite e deixe esfriar. Coloque em um recipiente bem fechado e conserve na geladeira. As anchovas vão soltar o sal em toda a mistura. Antes de servir prove para acertar o sal - às vezes as anchovas estão muito salgadas e não precisa adicionar mais sal. 

ATENÇÃO! Nunca adicione as sardinhas e as anchovas para bater no liquidificador. Isso gera uma mistura amarronzada, que apesar de ter o mesmo sabor, fica esquisita e não apetece tanto. 

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Batatinha quando nasce...

Ontem compartilharam uma receita de batata rápida no facebook e a foto estava maravilhosa, mas levava manteiga. Foram duas tentativas de adaptar essa receita. Seguindo a receita original, apenas trocando a manteiga por margarina, achei que as batatas ficaram um pouco cruas. Na segunda tentativa decidi pré-cozinhar as batatas antes de levá-las ao forno. Claro que batata na manteiga é muito bom, mas tenho que admitir que essa substituição ficou uma delícia!



Batata Rápida 

Preparo:
Lave as batatas, corte em tiras finas, mantendo-as unidas na parte inferior (não aprofunde os cortes).

Coloque em um refratário de vidro pequeno, deixando as batatas bem encostadas nas laterais do vidro e leve ao microondas em potência alta por 3 minutos.

Faça uma pasta de manteiga margarina sem leite e os temperos e especiarias de sua preferência (alho, ervas finas, sal, azeite, queijo parmesão ralado, etc). ---> Usei exatamente a mesma mistura das torradas de alho.

Besunte a batata com a mistura e leve ao forno 240° por aproximadamente 30 minutos 45 minutos. 


segunda-feira, 23 de julho de 2012

Arroz colorido

Gente, eu sei que arroz já não é pra ter lactose mesmo. Mas não é que tem restaurante que coloca manteiga no arroz?? Então tomem cuidado ok?! Sempre peçam pra perguntar na cozinha, e se a resposta não for 100% convincente, não comam!!
Então vou contar uma coisa pra vocês, já tem 2 aninhos que comando a cozinha da minha própria casa, e nesse tempo todo eu nunca comprei um pacotinho sequer de arroz que não fosse integral. Além de ser melhor pra saúde, não dá diferença nenhuma no sabor e eu acho o máximo esse arroz assim, cheio de outros grãos! E porque eu gosto do 7 grãos, e o marido gosta do 7 cereais, eu compro um pacote de cada e misturo =)


Arroz Integral Colorido 

Ingredientes:
  • 2 xícaras (chá) de arroz integral 7 grãos ou 7 cereais
  • 5 xícaras (chá) de água
  • 1 cebola média picada
  • 5 dentes de alho picados
  • 1/2 xícara (chá) de pimentão amarelo cortado em cubinhos
  • 1/2 xícara (chá) de pimentão vermelho cortado em cubinhos
  • 1/2 xícara (chá) de cenoura cortada em cubinhos
  • 1/2 xícara (chá) de ervilha
  • azeite extra virgem
  • sal a gosto

Preparo:
Refogue a cebola e o alho no azeite, adicione a água e o sal e deixe em fogo alto até começar a ferver. Adicione o arroz - não precisa lavar, nem mexer - abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela destampada. Quando a água estiver quase secando, adicione as cenouras por cima do arroz, sem mexer, para cozinharem um pouco. Quando a água secar, desligue o fogo, jogue os pimentões por cima e tampe a panela por 10 minutos. Por último adicione as ervilhas e misture. Agora é só servir!

Deste jeito fica tudo bem "al dente" como a gente gosta aqui em casa. Mas se você preferir, coloque uma xícara a mais de água, e adicione as cenouras à agua antes de adicionar o arroz. Mas cuidado que com muita água o arroz abre e fica parecendo que foi amassado, ou sei lá.

CUIDADO: contém glúten - esses que eu linkei contém trigo, cevada, centeio, aveia e triticale. Mas os celíacos podem fazer a mesma receita usando o arroz integral puro.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Quindim

Como já disse antes, não tenha medo de comprar algo novo e experimentar. Hoje experimentei fazer quindim usando a Base para Quindim da Fleischmann. Achei o máximo!!! Basta adicionar coco ralado, sem ter o trabalho de quebrar dezenas de ovos, separar claras e gemas... e depois, faz o que com tanta clara?? Uma caixinha rende 15 quindins grandes, mas fiz do tamanho de docinho de festa, então rendeu 40. Para quem preferir pode fazer quindão - dá bem menos trabalho né?! E o melhor: não contém glúten!




Quindim sem lactose 

Ingredientes:

Preparo:
Adicione à Base para Quindim Fleischmann o coco ralado, misture bem e reserve.
Coloque a mistura em forminhas de empada untadas com a margarina e o açúcar.
Leve ao forno pré-aquecido à 180ºC em banho-maria. A água deve ser pré-aquecida e colocada até a metade da forminha.
Deixe assar de 35 a 45 minutos ou até quando a superfície estiver dourada.
Desenforme ainda morno e coloque em forminhas de papel. Sirva gelado.

Vou confessar que aqui demorou infiniiiiitos para acertar o tempo e a temperatura do forno. O que deu mais certo para as forminhas miudinhas que usei foi 1h à 215º, mas toma cuidado para não deixar a água secar. 

sábado, 14 de julho de 2012

Bolo de chocolate

Tem dias que eu fico meio enjoada, quando como alguma coisa achando que não tem lactose e tem é um desespero. E ninguém merece passar mal. Neste momento não adianta, nenhum remédio ajuda, e não tem nenhuma chance de comer qualquer coisa com lactose, nem mesmo tomando o comprimidinho da enzima lactase. Fiquei assim essa semana, e meu pai vinha me visitar. Eu já tinha planejado fazer um cachorro quente: fácil, rápido e sem lactose. Mas em cima da hora lembrei que seria legal ter alguma sobremesa. Sorte que eu tinha aquele pacotinho espero de mistura para bolo da Fleischamann. Ainda coloquei uma calda de chocolate maravilhosa, e nada fica com gosto de soja**, porque o chocolate sobressai.


Bolo de Chocolate sem lactose 

Ingredientes:

Preparo:
Adicione à mistura de bolo os ovos, o leite de soja e a margarina, misturando bem.
Bata por 5 minutos em velocidade alta, ou à mão por 7 minutos.
Coloque em fôrma untada com margarina vegetal e farinha de trigo e leve ao forno.
Asse em forno pré-aquecido à temperatura de 180°C, de acordo com tempo indicado para cada tipo de fôrma. Não abra o forno antes de terminar o tempo indicado. Espete com uma faca, e se ela sair limpa, desligue o forno e deixe lá dentro por mais alguns minutos. Retire do forno, deixe esfriar e sirva.

Escolha sua fôrma: retangular pequena 20 x 30 cm (35 a 40 min.) – redonda 20 a 22 cm de diâmetro (45 a 50 min.) e redonda com furo 20 a 22 cm de diâmetro (45 a 50 min.).

CUIDADO: contém glúten - existem misturas para bolo sem glúten, assim que experimentá-las colocarei aqui.


Calda de Chocolate sem lactose 

Ingredientes:

Preparo:
Misture todos os ingredientes em uma panela e leve à fogo baixo, mexendo sempre até ferver. Misture por mais dois minutinhos para engrossar. Deixe amornar e despeje sobre o bolo.

Essa calda não contém glúten!!


** para ser honesta eu fiz duas caldas, mas a outra ficou terrível! A receita original é deliciosa! Leva creme de leite, chocolate em pó e açúcar, misturando em fogo baixo até engrossar um pouco. Mas quando substituí o creme de leite por creme de soja... erghhhh! O sabor da soja ficou muito forte, o maridão não gostou e ainda bem que eu esperei ele chegar em casa para provar antes de colocar a calda no bolo, então tive tempo de fazer a outra.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Barra de cereal sem lactose

Desde a primeira vez que fiz vigilantes do peso, passei a ter sempre uma barrinha de cereal dentro da bolsa. E as opções foram crescendo cada vez mais. Eu amava a barrinha de laranja com chocolate da Taeq, a Delice Trufa da Nutry e, mais recentemente, a de chocolate com avelã da Nestlé. Reparou alguma coisa nessas 3 opções? Todas tem chocolate! Acho que antes de ter intolerância à lactose eu nunca comprei sequer uma barra de cereal que não tivesse chocolate. E agora vamos combinar que não vale a pena gastar um comprimido de lactase para comer barra de cereal né! Confesso que algumas barrinhas de cereal sem chocolate realmente parecem 'raspa de lápis' - como muita gente diz - porém a gente não pode desistir de encontrar algo que nos agrade. E eu finalmente encontrei!


Com pedacinhos de fruta de verdade, custa o mesmo que as outras barrinhas da Nestlé, não contém lactose e tem 3 sabores para você escolher: Laranja, Frutas vermelhas e Frutas tropicais.

Eu confirmei com o SAC da Nestlé, e os sabores Banana com aveia e mel, Morango e Coco tostado também são isentos de lactose.





Ok, não é bem uma barra de cereais, mas serve para o mesmo propósito! Com menos calorias que uma barra de cereais, não contém lactose e é perfeito para levar na bolsa e 'enganar a fome' na hora da pressa. Apesar de nunca ter experimentado, também tem as opções Sementes - Gergelim com castanhas, Gergelim com Linhaça e Gergelim com quinoa, além da barrinha Salada de frutas.