terça-feira, 31 de julho de 2012

Sardella

Adoro quando a minha sogra pega receitas novas e compartilha comigo, e esse ano entrou no nosso cardápio a Sardella. Eu nunca tinha nem ouvido falar, mas depois de provar pela primeira vez, virei fã!! Já encontrei várias receitas diferentes, e acho que cada um vai encontrar as medidas que mais lhe agradam. Algumas receitas rendem muiiiiiito, então eu reduzi até encontrar a quantidade que dá vazão aqui em casa. Essa é a receita que faço aqui, pelo menos uma vez por mês, e combina demais com as torradinhas de alho.



Sardella

Ingredientes:

Preparo:
Lave bem os pimentões e corte grosseiramente em pedaços, descartando a parte branca e as sementes. Coloque os dentes de alho, o extrato de tomate, o orégano e as pimentas no liquidificador, tampe e ligue-o. Retire aquela tampinha menor do liquidificador, e com ele ligado, vá adicionando os pedaços de pimentões e de cebola, aos poucos, senão os ingredientes não descem e você terá que desligar o liquidificador, mexer com uma colher e ligar novamente. Depois de virar um molho homogêneo, despeje em uma panela alta e leve ao fogo mínimo por 45 minutos, mexendo de vez em quando. Eu deixo a panela destampada e uso uma tela de fritura para cobrir, pois a sardella espirra bastante, mas com a panela tampada a mistura fica sempre aguada pois o vapor condensa e a água volta pra dentro da panela.

Retire e descarte as espinhas e as tripas das sardinhas. Amasse as sardinhas e as anchovas com o auxílio de um garfo e adicione na panela. Eu uso também o molho que vem na lata da sardinha, mas descarto o óleo das anchovas - a não ser que a conserva seja no azeite. Misture bem e deixe mais um pouco na panela, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo, até que a mistura fique bem sequinha, como se soltasse do fundo da panela. Desligue o fogo, deixe esfriar e prove antes de acertar o sal - pois às vezes as anchovas estão muito salgadas e não precisa adicionar mais. Coloque em um recipiente bem fechado e conserve na geladeira.

______________________________________________________________________________
ATUALIZAÇÃO (28/07/2013):

Novo método de preparo, mais simples e faz menos lambança na cozinha. Desta forma a mistura não espirra, não sendo necessário usar a tela de fritura.


Sardella

Ingredientes:

Preparo:
Lave bem os pimentões e corte grosseiramente em pedaços, descartando a parte branca e as sementes. Descasque e corte a cebola grosseiramente. Coloque os pimentões, a cebola, as pimentas inteiras e os dentes de alho em uma panela. Adicione um fio de azeite e leve ao fogo baixo. Deixe que os pimentões cozinhem lentamente, mexa sempre e tome muito cuidado para não grudar no fundo da panela. Faça isso até que os pimentões estejam bem amolecidos. Adicione o extrato de tomate, mais um pouco de azeite e o orégano e continue mexendo. Deixe secar bem, até que fique com aparência de que há um azeite vermelho no fundo da panela, parecendo que está fritando os pimentões. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Transfira todo o conteúdo da panela para um liquidificador, bata bem e retorne a mistura para a panela.

Retire e descarte as espinhas e as tripas das sardinhas. Amasse as sardinhas e as anchovas com o auxílio de um garfo e adicione na panela. 

Misture bem em fogo baixo, apenas para agregar. Deve estar uma mistura bem firme. Desligue o fogo, adicione o restante do azeite e deixe esfriar. Coloque em um recipiente bem fechado e conserve na geladeira. As anchovas vão soltar o sal em toda a mistura. Antes de servir prove para acertar o sal - às vezes as anchovas estão muito salgadas e não precisa adicionar mais sal. 

ATENÇÃO! Nunca adicione as sardinhas e as anchovas para bater no liquidificador. Isso gera uma mistura amarronzada, que apesar de ter o mesmo sabor, fica esquisita e não apetece tanto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário