sábado, 2 de junho de 2012

Pode conter traços de leite...

Uma das coisas mais irritantes de ter intolerância à qualquer tipo de alimento, é ter que perder horas no mercado lendo as embalagens dos produtos, uma a uma. Isto é inevitável. O pior é que não basta ler uma vez, tem que ler TODAS as vezes, visto que não existe legislação que obrigue os fabricantes a avisar quando mudam os ingredientes. Assim sendo, o que não tem lactose hoje, mês que vem pode ser que tenha. Então haja paciência! - e aproveito para agradecer ao meu marido pela paciência e por me ajudar lendo as embalagens comigo, conferindo e se assegurando de que eu não irei passar mal. Para ajudar nessa leitura, dá uma olhadinha nesse link aqui.

Quando o produto realmente não contém lactose, algumas empresas até usam isso como propaganda - e como justificativa para cobrar mais caro. Mas até aí tudo bem, pois estão sendo claros com os seus clientes. 


Ao que parece, deve ser muito difícil garantir que um produto isento de lactose em sua receita, não seja contaminado com lactose no processo de produção. Você pode estar de perguntando: 'Contaminado?'. É isso mesmo! As empresas usam o termo 'pode conter traços de leite' - ou de qualquer outro alergênico. Para mim, traduz-se em: 'não garantimos que limpamos as nossas máquinas bem o suficiente entre a produção de um outro produto que continha lactose e este, portanto se tiver lactose nele e você passar mal, problema é seu!'. Eu fico me perguntando se uma empresa grande, de biscoitos por exemplo, possui apenas uma única fábrica, onde há apenas uma única máquina de fazer biscoitos. Não consigo acreditar que seja tão absurda a ideia de separar a produção, de um lado os alimentos que possuem alergênicos, de outro os que não possuem. Ora, por força da legislação já devem fazer algo parecido com os alimentos que contém ou não glúten. Será que o respeito que as empresas têm por seus consumidores se traduz apenas no que a lei obriga??

Enquanto a situação não muda, o que a pessoa que tem intolerância à lactose deve fazer é ter consciência do seu nível de intolerância. Se for leve, os produtos que 'podem conter traços' talvez não façam tão mal. Mas se for uma intolerância grave, consumir esses alimentos é jogar na loteria digestiva: hoje pode não causar nenhuma reação, mas nada garante como será na próxima vez.


Um comentário:

  1. 0lá. A mistura para bolo sabor aipim da receita contém leite de vaca. Infelizmente.

    ResponderExcluir