domingo, 10 de junho de 2012

O drama do café da manhã: O leite de soja

Meu maior drama com a intolerância à lactose, foi efetivamente parar de beber leite. Porque cresci tomando leite várias vezes ao dia. Quando minha mãe não estava em casa e era eu que tinha que me virar, ficava mais do que feliz em jantar um copo gigante de leite com chocolate. Já no café da manhã, nunca liguei pra comer pão. Queria mesmo era tomar o meu leitinho, com chocolate ou com cereal - ou os dois! Então me deparei com a substituição mais difícil que já tive que fazer. 

O primeiro problema: a maioria dos leites de soja que encontrei no mercado já são adoçados. Assim quando adiciono ao cereal ou ao achocolatado, fica excessivamente doce. Sem contar que alguns deixam aquele terrível 'after-taste' característico da soja.
O segundo problema: a maioria dos achocolatados, quando não levam leite em pó na sua composição,  podem conter traços de leite

Então, as soluções que encontrei:



Me deram a dica que a Batavo tinha uma bebida achocolatada à base de soja que era uma delícia. Como eu nunca encontrei, e ao que parece a Batavo parou de fabricar, comecei a comprar a bebida original. No início estranhei um pouco. É claro que pra quem amava beber leite, não será a mesma coisa. Porém, hoje já acostumei e , misturando com achocolatado, arrisco dizer que fica até gostoso. Disponível também na versão Zero de adição de açúcar, que é adoçada com sucralose.



Sem glúten e sem lactose! Até o momento, prefiro este a qualquer outro achocolatado sem lactose que eu encontrei. Misturado com o leite de soja da batavo, gosto quando não dissolve por completo e ficam umas bolinhas de achocolatado pra dissolver na boca.
ATUALIZAÇÃO FEV/2014: no fundo da embalagem, junto ao número do lote está vindo a informação "contém traços de leite". Há algumas semanas comecei a sentir um pequeno desconforto após o café da manhã, e tenho que puxar a minha própria orelha por não ter seguido a regra de SEMPRE ler os rótulos de TODOS os produtos antes de comprar, mesmo daqueles que você já está acostumada a comprar. Infelizmente não há nada que obrigue as empresas a informarem quando mudam a formulação de seus produtos.





Esse eu já consumia antes mesmo de descobrir a intolerância à lactose. Bebo puro,  no cereal ou batido com banana.
Apesar de eu não consumir com a mesma frequência, também disponível nos sabores: original, frapê de côco, shake de morango e vitamina de banana.

Não me leve à mal, existem outras opções. Mas essas são as que eu mais gosto. Para descobrir o que você prefere, faça como eu: a cada vez que encontrar um produto novo que não contenha lactose, compre e experimente. Sem medo! Assim você fica sabendo que você tem muitas opções, basta procurar. E não se desanime quando encontrar alguma coisa que você não goste. Até mesmo contendo lactose, tem tanta coisa ruim por aí. =P

___________________________________________________________________________

ATUALIZAÇÃO FEV/2014: Há mais de um ano que larguei as bebidas de soja e passei para o leite zero lactose da Piracanjuba. Ele é tão perfeito, que até o marido que não tem IL está tomando.



2 comentários:

  1. Faltou o AdeS de chocolate, né? Mas ele é meio caro.

    Eu confesso que dessas opções não experimentei nenhuma (eu não tenho intolerância).

    ResponderExcluir
  2. Ah sim, mas esse foi estranhamente difícil de encontrar, e custou o dobro dos outros sabores de AdeS. Por isso não coloquei ele na lista do que consumo todos os dias. Para ser honesta, nem pretendo comprar novamente, a não ser que seja uma situação em que eu não esteja encontrando nenhuma outra opção.

    ResponderExcluir