quarta-feira, 19 de setembro de 2012

"Achei que não tinha lactose (ou glúten)"


Uma das coisas mais difíceis para pessoas com intolerância alimentare é comer fora de casa. Porque em casa a gente sabe o que colocou na nossa comida, e os produtos industrializados vem com etiquetas. Mas na hora de ir para um restaurante, lanchonete ou barzinho, a coisa complica. Eu já passei muito mal por "achar" que o aquilo que escolhi comer não iria me causar nenhuma problema. Mas quando se fala em intolerância alimentar, não se pode "achar". Você TEM QUE TER CERTEZA do que está ingerindo. Não estamos falando de frescura, não estamos falando de dieta por opção. Estamos falando da nossa saúde e bem estar.

Assim como digo para lerem sempre as embalagens, acredito que temos que aprender a não ter medo de perguntar. Pergunte sempre o que foi usado no preparo daquele alimento. É claro que muitas vezes não saberão te responder ou não vão querer ir na cozinha perguntar. Eu já vi garçom dizendo que ia perguntar na cozinha, servindo mais duas meses e retornando para a minha mesa e dizendo "não tem nada com leite nem manteiga não moça", sem sequer ter falado com mais nenhum outro funcionário do restaurante para questionar. E aí, você confia na resposta??

Passamos a ter opções então.
  • Se você confiou na resposta, se o restaurante possui cardápio especial de alergênicos, etc: você come. Não vou dizer que come completamente sem medo, mas come.
  • Se você não confiou na resposta apresentada, se o garçon disse "eu acho", etc:
    1. Você não come!
    2. Você come e toma um comprimido da enzima lactase só pra garantir. Mas isso só no caso da IL, pois no caso da alergia ao glúten, não tem remedinho que resolva, e "eu acho" não é um caminho adequado a se seguir.
Quer um exemplo???
Frequentemente vou almoçar no shopping com a minha avó, e algumas vezes decidimos por comer no buffet por quilo do Restaurante Viena. Uma pessoa com intolerância alimentar não arrisca muito, então dava pra fazer um prato assim: arroz, feijão, jardineira de legumes e um pedaço de carne.

- Moço, essa carne foi feita no que?
- Só no sal.
- Não levou nenhum óleo, azeite, manteiga? Eu não posso com manteiga viu moço!
- Só na chapa, não levou nenhum óleo.
- Ok.

E aí, vocês acham que está bom? Um prato desses não poderia fazer mal para ninguém, correto??
ERRADO!

Por sorte, este restaurante - às vezes - coloca plaquinhas ao lado de cada prato. Alguns pratos não têm plaquinhas, mas fica óbvio perceber que uma lasagna levou queijo, e por aí vai. O complicado é que as 3 plaquinhas, do arroz, do feijão e dos legumes possuem um ingrediente em comum: manteiga!

E aí, você achou que essa comida, pura e simples não te faria mal, e vai fazer!


- Ahh, mas se tiver a plaquinha, eu vou ver né!
- E se não tiver a plaquinha? Você sempre pergunta o que tem em TUDO que você quer comer em um buffet a quilo ou qualquer outro restaurante / lanchonete / barzinho?? Você consegue confiar no "eu acho"??

Quer outro exemplo? Agora para quem tem alergia ao glúten:
Vocês já viram esses temperos prontos para arroz? Desses que deixam o arroz soltinho... eles não contém lactose, mas contém glúten!!! E então, como saber se usaram ou não um tempero desses? O único jeito é perguntar, e ponderar se a resposta é confiável ou não.


Podem me chamar de chata, podem me chamar de neurótica, podem dizer que ir ao mercado comigo deve levar horas e que sair pra comer deve ser uma chatice. Como disse antes, não estamos falando de uma dieta opcional, e sim de uma condição de saúde. Eu não me arrisco mais, e você??

Nenhum comentário:

Postar um comentário