segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Coalhada sem lactose

No mesmo dia quem comprei o queijo minas padrão sem lactose, encontrei mais uma novidade. A Verde Campo inovando mais uma vez lançou a 1ª coalhada zero lactose do Brasil. Quanto à textura é bem líquida, como um iogurte de beber. Infelizmente não consegui avaliar bem a questão do sabor. Confesso que comprei para usar em uma receita salgada, e não reparei que o produto é adoçado. Estraguei a coalhada e estraguei minha receita. Já enviei um email para o SAC sugerindo que o produto seja oferecido sem a adição de adoçante, pois isso limita seu uso apenas em receitas doces.

______________________________________________________________________________
Leite parcialmente desnatado e/ou leite em pó parcialmente desnatado reconstituído, amido modificado, enzima lactase, fermento lácteo, estabilizante goma guar, gelatina e pectina e edulcorante sucralose. NÃO CONTÉM GLÚTEN. CONTÉM PROTEÍNA DO LEITE.

5 comentários:

  1. Oi Raquel! Essa semana descobri teu blog e fiquei muito feliz por vc dividir as tuas descobertas e experiências e muito difícil essa vida sem lactose. Não sei de que cidade vc e mais a que eu moro e bem difícil achar produtos que não sejam a base de soja então aproveito quando vou a Porto Alegre para comprar, na minha última ida encontrei leite sem lactose e iogurte da marca Do Tambo que e de Porto Alegre mesmo e maravilhoso tem vários sabores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joseli,
      Que bom que gostou do blog. Não tenho tido muito tempo de atualizar, mas sempre que acho alguma coisa nova vou colocando aqui. Sou do RJ, e até que na rede Hortifrutti encontro bastante coisa sem ser de soja. O leite sem lactose eu só compro Piracanjuba, mas tem meses que é bem difícil de achar. Estou devendo umas voltinhas no Hortifrutti para ver se tem alguma novidade. rs

      Excluir
  2. Olá!
    O leite estou usando o Ninho da Nestlé, é fácil de encontrar.
    Será que alguém teria uma receita de Coalhada caseira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana,
      Procurei por receitas de coalhada caseira e parece ser o mesmo processo do iogurte caseiro, porém não sei lhe dizer se funcionaria usando como ingrediente o iogurte ou a coalhada zero lactose pois estes acabam tendo alguns aditivos como espessantes e estabilizantes (gelatina, goma guar, amido, etc). Mas você pode experimentar. Depois conta pra gente como ficou!

      Coalhada Caseira

      Ingredientes:

      1 litro de leite integral

      170g de iogurte natural

      Preparo:

      1- Em uma panela, coloque leite integral e leve ao fogo médio até ferver. Desligue o fogo e deixe amornar. Quando o leite estiver morno (56°C), adicione iogurte natural e misture bem.

      2- Tampe a panela com um prato, cubra com um pano, coloque a panela em um local onde não tenha corrente de vento (por exemplo, dentro do forno desligado) e deixe descansar por 6 horas.

      3- Coloque uma peneira forrada com um pano de prato limpo dentro de uma tigela. Despeje o leite com iogurte na peneira, deixe escorrendo dentro da geladeira por 3 horas. Despreze o líquido que se formar na tigela, retire a coalhada do pano de prato e sirva em seguida.

      Excluir
  3. Esse amido modificado faz mal pra quem tem intolerância a lactose ?

    ResponderExcluir