segunda-feira, 6 de maio de 2013

"Risoto" integral de ervas

Muita gente reclama que ricota é sem graça e não tem gosto de nada. Há alguns anos atrás perdi o preconceito com a ricota, e descobri que bem temperada fica maravilhosa! Eu fazia muitas pastinhas e um dia errei na mão e fiz muita pasta de ricota com ervas. Não lembro se foi ideia que alguém me contou ou se foi por pura falta do que fazer com tanta pastinha, mas acabei "criando" um falso risoto de arroz integral com ervas. Depois da intolerância à lactose fiquei me sentindo impedida de fazer essa receita sem ter que caprichar no consumo de enzima lactase. Até que o marido me pediu para fazer a receita semana passada, e eu tive a ideia de usar o Queijo Cottage Lacfree no lugar da ricota. Ficou perfeito e o marido aprovou!



"Risoto" integral de ervas sem lactose

Ingredientes:
  • 1 xícara (chá) de arroz integral 7 grãos ou 7 cereais Ráris
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 200g de ricota fresca cottage Lacfree
  • 100g de azeitonas verdes picadas (opcional)
  • temperos desidratados: manjericão, orégano e salsa (1 colher de sopa de cada)
  • azeite extra virgem
  • sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Refogue a cebola e o alho no azeite, adicione a água, as ervas e o sal e deixe em fogo alto até começar a ferver. Adicione o arroz - não precisa lavar, nem mexer - abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela destampada. Quando a água secar, desligue o fogo, adicione o cottage e as azeitonas, misture e tampe a panela por 10 minutos. Adicione pimenta do reino a gosto e sirva em seguida.

Deste jeito fica tudo bem "al dente" como a gente gosta aqui em casa. Mas se você preferir, coloque uma xícara a mais de água.

CUIDADO: contém glúten - esses que eu linkei contém trigo, cevada, centeio, aveia e triticale. Mas os celíacos podem fazer a mesma receita usando o arroz integral puro.

Um comentário: