segunda-feira, 18 de março de 2013

7 coisas que contém lactose, mas não abro mão

Eu sei que para viver bem com intolerância à lactose requer adaptação. Temos que aprender a eliminar certos itens do nosso dia-a-dia. Outros a gente consegue substituir. E para aqueles que a gente não fica sem, a enzima lactase vem nos salvar! Decidi fazer uma lista das coisas que não abro mão. Coisas que não tem como substituir. Por enquanto são sete, mas se eu lembrar de mais alguma, depois atualizo. Se é pra comer, comamos direito!!


Biscoito de Nata com Nutella
1. Nutella
Desde que comi pela primeira vez há muitos anos atrás, se tornou um vício! Já teve períodos antes da IL em que o marido e eu comíamos um pote inteirinho de uma vez só. Pão com Nutella, bolo de laranja com Nutella, biscoito maizena com Nutella, pão de mel com Nutella, pão de queijo com Nutella... Hoje, com mais moderação, sempre tem um potinho aqui em casa. Já vasculhei por outros blogs algumas receitas de Nutella sem leite e prometo que algum dia eu tentarei fazer, mas até lá, dá-lhe lactase!



Aussie Cheese Fries - Outback Steakhouse
2. Outback
As pessoas perguntam:
- Vocês não enjoam de comer no Outback não?
- NÃO!!!!

Eu ia falar que não abro mão das Aussie Cheese Fries e aquele maravilhoso molho Ranch. Mas pra falar a verdade não abro mão de nada* do Outback! Sempre que respondo a pesquisa de opnião no site deles eu marco o campo "meu cardápio favorito". Começando pelo pãozinho com aquela manteiga divina, uma refeição mais leve com a El Ranchito Salad ou a Potato Soup, um Happy Hour com os amigos com Kookaburra Wings, Aussie Fries, Bloomin' Onion ou Chook'N Dillas, ou uma refeição completa com os maravilhosos steaks ao ponto da casa. E pra fechar com chave de ouro, o maravilhoso Chocolate Thunder from Down Under. Se é pra "gastar" o comprimido de lactase, que seja com satisfação!



3. Pão de queijo 
O marido adora dizer que não sou carioca. A tirar pelo sotaque carioquês, não curto praia, não curto calor ou carnaval. Ele diz que sou um pouco baiana, um pouco mineira... e a fama de mineira vem pela minha fixação por pão de queijo. Se pudesse, comia todos os dias! E depois que descobri o pão de queijo recheado com catupiry... hummmm! Se é pra gastar um comprimido, que seja pão de queijo da Catupiry!



4. Pão com manteiga
Simples assim: margarina sem leite funciona como ingrediente substituto da manteiga pra tudo, mas só quando ela é apenas mais um dos ingredientes. Mas quando é pra ser o principal como um pãozinho na chapa com manteiga... tem que ser manteiga!





5. Chocottone 
Nunca fui fã de panettone com frutas cristalizadas. Quando criança isso me fazia dizer que não gostava de panettones no geral, já que não haviam muitas opções de panettones com chocolate como existem hoje. Há uns 3 anos fizemos "A Saga dos Panettones", e compramos todos aqueles panettones recheados com chocolate cujas fotos fazem a gente babar. Os vencedores pra mim são: Panettone Gianduia - Ofner, Panettone de Chocolate Trufado - Starbucks, e o mais baratinho, porém caprichado no recheio, Chocottone Edição Especial - Bauducco. O melhor é quando o Natal acaba e tem promoção de panettone no mercado... hummmm!!



6. Pizza
A gente já viu por aqui os queijos sem lactose da Balkis, mas esses só servem quando vamos fazer nossa pizza em casa. E na hora que bate aquela vontade de comer uma pizza, ou quando chega uma visita inesperada e alguém diz: "vamos pedir uma pizza?", como faz? Eu peço a pizza e tomo praticamente um comprimido por fatia (do mais forte que tiver). E se for Catuperoni da Domino's Pizza, em dia de 2x1, vale a pena.




7. Brigadeiro
Já tentei fazer brigadeiro usando condensado de soja. Para ser honesta eu DETESTEI! Com letras maiúsculas mesmo! Já vi umas receitas que levam aipim, ou cenoura, mas ainda não tive coragem de experimentar. Sem preconceito com o coitado do aipim ou com a probrezinha da cenoura, mas eu sou mais um belo brigadeiro de leite condensado mesmo!



4 comentários:

  1. Raquel, tente fazer o brigadeio usando uma lata de soymilk e três colheres de sopa de cacau em pó da Garoto. Pode cobrir com granulado, que nao tem lactose! O tempo de cozimento é maior que o do brigadeiro comum, mas o sabor fica ótimo! O cacau é bem forte e concentrado e esconde bem o sabor da soja. Gelado fica melhor ainda! Segredo: não colocar açúcar. Também nao coloco margarina, mas talvez ela seja necessária para enrolar

    ResponderExcluir
  2. Use de 2 a 3 colheres de sopa (2 já são suficientes, é que eu gosto beeeem preto ^^)

    ResponderExcluir
  3. Leite condensado NOLAC é zero lactose e é uma delícia. Tb creme vegetal pro active Becel é zero lactose. e ainda o creme vegetal becel embalaagem azul e´zero

    ResponderExcluir