segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Pasta de Atum

Essa é uma das preferidas do maridão! Costumávamos fazer com cream cheese, mas agora é com maionese ou com requeisoja. Fica maravilhosa com as torradinhas de alho, e também rendem um maravilhoso sanduíche de atum! Eu faço ela quase toda semana, e por incrível que pareça, sempre esqueço de tirar foto. Vou ficar devendo a foto por enquanto.



Pasta de Atum sem lactose 

Ingredientes:

Preparo:
Desfaça os filés de atum com o auxílio de um garfo, adicione a maionese ou requeisoja e misture bem. Adicione os outros ingredientes, menos o sal. Misture bem, prove e adicione sal a gosto. Coloque em um recipiente bem tampado e leve à geladeira de um dia pro outro para apurar o sabor. Misture novamente antes de servir.


___________________________________________________________________________
Ingredientes: Água, óleo vegetal, amido modificado, preparado de azeitona (corante antocianina), açúcar, vinagre, ovos pasteurizados, sal, suco de limão, alho, acidulante ácido lático, estabilizantes gomas xantana e goma jataí, conservador ácido sórbico, aromatizantes, sequestrante EDTA cálcio dissódico, corante páprica e antioxidantes ácido cítrico, BHT e BHA. Não contém glúten.

Filé de atum em azeite de oliva com alho - Gomes da Costa
Ingredientes: atum, azeite de oliva, alho, sal e aroma de alho. Não contém glúten. Não contém conservantes. 


quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Atenção! Muitos medicamentos contém lactose


Muita gente não sabe, mas a lactose é um excipiente muito usado em medicamentos. O grande problema é que não foi publicada ainda lei que obrigue os laboratórios a incluir esta informação na embalagem de cada medicamento. Normalmente tal informação é disposta apenas na bula, que muitas vezes só nos é acessível após a compra do medicamento.



O Projeto de Lei 5368/2009 que torna obrigatória esta informação tramitou pela Câmara dos Deputados, sendo aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor, pela Comissão de Seguridade Social e Família e pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A redação final foi aprovada e encaminhada para o Senado Federal no final de 2011. Não encontrei mais informações sobre os julgamentos no Senado.

Apesar de estudos indicarem que a dosagem de lactose contida em medicamentos não seria suficiente para causar sintomas de intolerância, algumas pessoas - como eu - podem ser extremamente sensíveis, apresentando sinais de IL ao ingerir tais medicamentos. Para saber mais sobre estes estudos, clique aqui - artigo em inglês.

Agora chegamos ao que interessa. Existe uma lista de medicamentos que contém lactose no Brasil? Infelizmente não. Os bancos de dados disponibilizados, até mesmo o próprio Bulário da ANVISA, são incompletos e podem estar desatualizados. Os sites dos laboratório nem sempre contém as informações, e os SAC's levam algunas dias para responder sobre a composição de algum medicamento (se responderem). Nas farmácias, dizem que somente abrindo a embalagem e lendo a bula - e claro que para abrir a embalagem devemos primeiramente pagar por ela.

E pode ficar ainda pior! Os medicamentos comumente utilizados para tratar dos sintomas mais comuns de IL, CONTÉM LACTOSE! A solução é evitar a ingestão de tais medicamentos, substituindo-os por outros que não contenham lactose. Outra opção seria a ingestão concomitante da enzima lactase. De qualquer maneira, converse sempre com seu médico sobre quais medicamentos você pode ingerir. Por ser muito sensível, até mesmo quando vou ao pronto-socorro eu informo que sou intolerante à lactose, e se tentarem me dizer "mas a dose é bem baixinha", eu insisto porque mesmo assim eu passo mal.

Além dos medicamentos que contém lactose, evito o consumo de medicamentos (e alimentos) que contenham manitol, pois em grandes quantidades esta substância tem efeito laxativo. Mas acho que dizer em grandes quantidades é relativo, já que alguns produtos adoçados com manitol normalmente tem escrito nas letras miúdas: "este produto pode ter efeito laxativo".

Estes são alguns que eu já decorei que não posso tomar, mas existem muitos outros, por isso leia sempre a bula antes de tomar qualquer medicamento.


Buscopan Composto em comprimidos revestidos - butilbrometo de escopolamina + dipirona sódica
Indicação: alívio de cólicas, dores e desconforto abdominal
excipientes: dióxido de silício, povidona, lactose monoidratada, amido,  amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, álcool etilíco, hipromelose, macrogol, talco, dióxido de titânio, silicone, álcool isopropílico, água.)

Neosaodina em drágeasdipirona sódica, cloridrato de isometepteno e cafeína
Indicação: analgésico e antiespasmódico, indicado para o tratamento de diversos tipos de dor de cabeça ou dor tipo cólica
excipientes: amido de milho, carbonato de cálcio, carmelose, celulose microcristalina, cera branca e de carnaúba, dióxido de silício, estearato de magnésio,  goma arábica, lactose, metilparabeno, povidona, propilparabeno, sacarose, talco, corantes: dióxido de titânio, laca vermelha e pigmento marrom.

Benegripdipirona sódica, maleato de clorfeniramina, cafeína
Indicação: analgésico e antitérmico, medicação sintomática no tratamento de gripe e resfriado
excipientes comprimido amarelo: lactose, celulose microcristalina, dióxido de silício, estearato de magnésio, talco, copolímero metacrilato, álcool isopropílico, dióxido de titânio, corantes CI nº 19.140 e CI nº 15.985 e polietilenoglicol 6000.
excipientes comprimido verde: lactose, celulose microcristalina, dióxido de silício, estearato de magnésio, talco, copolímero metacrilato, álcool isopropílico, dióxido de titânio, corantes CI nº 19.140 e CI nº 73.015 e polietilenoglicol 6000.

Plasil comprimidoscloridrato de metoclopramida monoidratado
Indicação: antiemético que age nas funções digestivas comuns como náuseas e vômitos.
excipientes: estearato de magnésio, amido de milho seco e lactose anidra.

> Floratil cápsulas - Saccharomyces boulardii - 17 liofilizado
Indicação: agente antidiarréico profilático e terapêutico, restaurador da flora intestinal fisiológica.
excipientes: estearato de magnésio e lactose.

> Feldene - piroxican
Indicação: antiinflamatório e/ou analgésico
excipientes: amido de milho, lactose, estearato de magnésio e laurilsulfato de sódio.

>Labirin - dicloridrato de betaistina
indicação: Tratamento sintomático da tontura, Tratamento da Síndrome de Menière caracterizada pelos sintomas: vertigem (com náusea e vômito), perda de audição e zumbido.
excipientes: Lactose, Amido, Polivinilpirrolidona K30, Fosfato tricálcico, Dióxido de silício coloidal, Estearato de magnésio, Croscarmelose sódica.

_______________________

ATUALIZAÇÃO:

Em 30/04/2013 o Projeto de Lei 5368/2009 retornou para a Câmara dos Deputados e foi arquivado. Não encontrei a justificativa, mas fiquei muito triste com a notícia.