quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Atenção! Muitos medicamentos contém lactose


Muita gente não sabe, mas a lactose é um excipiente muito usado em medicamentos. O grande problema é que não foi publicada ainda lei que obrigue os laboratórios a incluir esta informação na embalagem de cada medicamento. Normalmente tal informação é disposta apenas na bula, que muitas vezes só nos é acessível após a compra do medicamento.



O Projeto de Lei 5368/2009 que torna obrigatória esta informação tramitou pela Câmara dos Deputados, sendo aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor, pela Comissão de Seguridade Social e Família e pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A redação final foi aprovada e encaminhada para o Senado Federal no final de 2011. Não encontrei mais informações sobre os julgamentos no Senado.

Apesar de estudos indicarem que a dosagem de lactose contida em medicamentos não seria suficiente para causar sintomas de intolerância, algumas pessoas - como eu - podem ser extremamente sensíveis, apresentando sinais de IL ao ingerir tais medicamentos. Para saber mais sobre estes estudos, clique aqui - artigo em inglês.

Agora chegamos ao que interessa. Existe uma lista de medicamentos que contém lactose no Brasil? Infelizmente não. Os bancos de dados disponibilizados, até mesmo o próprio Bulário da ANVISA, são incompletos e podem estar desatualizados. Os sites dos laboratório nem sempre contém as informações, e os SAC's levam algunas dias para responder sobre a composição de algum medicamento (se responderem). Nas farmácias, dizem que somente abrindo a embalagem e lendo a bula - e claro que para abrir a embalagem devemos primeiramente pagar por ela.

E pode ficar ainda pior! Os medicamentos comumente utilizados para tratar dos sintomas mais comuns de IL, CONTÉM LACTOSE! A solução é evitar a ingestão de tais medicamentos, substituindo-os por outros que não contenham lactose. Outra opção seria a ingestão concomitante da enzima lactase. De qualquer maneira, converse sempre com seu médico sobre quais medicamentos você pode ingerir. Por ser muito sensível, até mesmo quando vou ao pronto-socorro eu informo que sou intolerante à lactose, e se tentarem me dizer "mas a dose é bem baixinha", eu insisto porque mesmo assim eu passo mal.

Além dos medicamentos que contém lactose, evito o consumo de medicamentos (e alimentos) que contenham manitol, pois em grandes quantidades esta substância tem efeito laxativo. Mas acho que dizer em grandes quantidades é relativo, já que alguns produtos adoçados com manitol normalmente tem escrito nas letras miúdas: "este produto pode ter efeito laxativo".

Estes são alguns que eu já decorei que não posso tomar, mas existem muitos outros, por isso leia sempre a bula antes de tomar qualquer medicamento.


Buscopan Composto em comprimidos revestidos - butilbrometo de escopolamina + dipirona sódica
Indicação: alívio de cólicas, dores e desconforto abdominal
excipientes: dióxido de silício, povidona, lactose monoidratada, amido,  amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, álcool etilíco, hipromelose, macrogol, talco, dióxido de titânio, silicone, álcool isopropílico, água.)

Neosaodina em drágeasdipirona sódica, cloridrato de isometepteno e cafeína
Indicação: analgésico e antiespasmódico, indicado para o tratamento de diversos tipos de dor de cabeça ou dor tipo cólica
excipientes: amido de milho, carbonato de cálcio, carmelose, celulose microcristalina, cera branca e de carnaúba, dióxido de silício, estearato de magnésio,  goma arábica, lactose, metilparabeno, povidona, propilparabeno, sacarose, talco, corantes: dióxido de titânio, laca vermelha e pigmento marrom.

Benegripdipirona sódica, maleato de clorfeniramina, cafeína
Indicação: analgésico e antitérmico, medicação sintomática no tratamento de gripe e resfriado
excipientes comprimido amarelo: lactose, celulose microcristalina, dióxido de silício, estearato de magnésio, talco, copolímero metacrilato, álcool isopropílico, dióxido de titânio, corantes CI nº 19.140 e CI nº 15.985 e polietilenoglicol 6000.
excipientes comprimido verde: lactose, celulose microcristalina, dióxido de silício, estearato de magnésio, talco, copolímero metacrilato, álcool isopropílico, dióxido de titânio, corantes CI nº 19.140 e CI nº 73.015 e polietilenoglicol 6000.

Plasil comprimidoscloridrato de metoclopramida monoidratado
Indicação: antiemético que age nas funções digestivas comuns como náuseas e vômitos.
excipientes: estearato de magnésio, amido de milho seco e lactose anidra.

> Floratil cápsulas - Saccharomyces boulardii - 17 liofilizado
Indicação: agente antidiarréico profilático e terapêutico, restaurador da flora intestinal fisiológica.
excipientes: estearato de magnésio e lactose.

> Feldene - piroxican
Indicação: antiinflamatório e/ou analgésico
excipientes: amido de milho, lactose, estearato de magnésio e laurilsulfato de sódio.

>Labirin - dicloridrato de betaistina
indicação: Tratamento sintomático da tontura, Tratamento da Síndrome de Menière caracterizada pelos sintomas: vertigem (com náusea e vômito), perda de audição e zumbido.
excipientes: Lactose, Amido, Polivinilpirrolidona K30, Fosfato tricálcico, Dióxido de silício coloidal, Estearato de magnésio, Croscarmelose sódica.

_______________________

ATUALIZAÇÃO:

Em 30/04/2013 o Projeto de Lei 5368/2009 retornou para a Câmara dos Deputados e foi arquivado. Não encontrei a justificativa, mas fiquei muito triste com a notícia.

47 comentários:

  1. Olá,
    Descobri recentemente que o Buscopan que eu tomava quando tinha alguma crise por causa da Intolerância, tinha lactose, e como citasse no texto vários medicamentos pra tratar os sintomas possuem, tu sabes me dizer algum que não tenha?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,

      Infelizmente muitos medicamentos contém lactose mesmo.

      Para desconforto ou inchaço abdominal uso Luftal cápsulas gelatinosas (simeticona), uso do genérico mesmo que é mais barato.Para enjoo ou azia uso comprimidos de boldo, que vende em lojas de produtos naturais. Para qualquer tipo de dor, eu só uso Advil (ibuprofeno). Mas uso da marca Advil mesmo, esses eu sei que não contém lactose. Os genéricos tem que ler a bula para ter certeza.

      Eu só faço uso desses 3 medicamentos: Luftal, boldo e Advil. Normalmente não preciso de mais nenhum.

      Pelo que percebi, normalmente os medicamentos em cápsulas gelatinosas ou em gotas, não contém lactose, portanto é possível que o buscpan gotas não contenha lactose. Mas leia SEMPRE a bula antes, e se tiver qualquer dúvida consulte seu médico, ok?!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Oi Rodrigo!!!!
      Eu também tomava Buscopan para quando tinha dores devido a IL e continuava me se sentindo ruim, até que vi na bula que continha lactose, então comecei a utilizar o Buscopan em gotas, uma maravilha. Levei essa questão para um médico (proctologista, o melhor da região) e a resposta que eu ouvi foi que a quantidade de lactose é tão pequena e que IL é só moda... essas dores são só stress, mesmo tendo feito exames e que tenho essas dores desde os 5 anos (que eu lembro né)... Resumindo, ou o médico é doido ou eu uma criança estressada... kkkk.... e procure sempre os medicamentos em gotas!!!!

      Excluir
    4. sim eu sou intolerante a lactose e existe sim um remedio que é iqual ao buscopam ele se chama NEOCOPOAN é do laboratorio NEO QUIMICA TEM EM GOTAS E COMPRIMIDOS É PERFEITO

      Excluir
    5. O Buscopan Duo (Que tem paracetamol no lugar da dipirona) não tem lactose. É uma ótima alternativa pra quem prefere comprimido

      Excluir
    6. Nossa nem imaginava que alguns remédios levavam lactose na sua fórmula. Como o Rodrigo disse do Ibuprofeno fiquei com a pulga atrás da orelha, pq uso aqui em casa.
      Bem aqui achei muitas outras informações sobre o remédio.

      Excluir
  2. Oi, ótima matéria essa sua, eu tmb passo super mal com medicamentos que tem lactose, fiquei sabendo esse ano que alguns remédios tem lactose na composição, aí descobri pq ao invés de melhorar eu só piorava, minha IL é bem forte e eu sou sensível à lactose dos remédios tmb.

    ResponderExcluir
  3. muito boa a matéria, sou IL, e não entendia porque sempre que tomava neosaldina, ficava sentindo os sintomas de desconforto abdominal.

    ResponderExcluir
  4. Eu estou fazendo tratamento com labirin mas só agora descobri que tem lactose na fórmula , por isso que tenho gases e muiyo desconforto Tb sou IL o que fazer ?

    ResponderExcluir
  5. O meu filho tem tolerância a lactose e eu gostaria de saber se o luftal em gotas contém a lactose em sua substância eu dou sempre a ele .e ele tem crises direto de dores abdominal mesmo evitando Mutãs coisas e fazendo. O tratamento certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro, se seu filho é tolerante à lactose não precisa se preocupar. Pois um tolerante à lactose não passa mal, só faz mal para quem é intolerante à lactose. Segundo, confere na bula, essa informação fica escrito no inicinho, no "excipiente", próximo aos mL do princípio ativo.

      Excluir
  6. O meu filho tem tolerância a lactose e eu gostaria de saber se o luftal em gotas contém a lactose em sua substância eu dou sempre a ele .e ele tem crises direto de dores abdominal mesmo evitando Mutãs coisas e fazendo. O tratamento certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro, se seu filho é tolerante à lactose não precisa se preocupar. Pois um tolerante à lactose não passa mal, só faz mal para quem é intolerante à lactose. Segundo, confere na bula, essa informação fica escrito no inicinho, no "excipiente", próximo aos mL do princípio ativo.

      Excluir
  7. O meu filho tem tolerância a lactose e eu gostaria de saber se o luftal em gotas contém a lactose em sua substância eu dou sempre a ele .e ele tem crises direto de dores abdominal mesmo evitando Mutãs coisas e fazendo. O tratamento certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro, se seu filho é tolerante à lactose não precisa se preocupar. Pois um tolerante à lactose não passa mal, só faz mal para quem é intolerante à lactose. Segundo, confere na bula, essa informação fica escrito no inicinho, no "excipiente", próximo aos mL do princípio ativo.

      Excluir
  8. O meu filho tem tolerância a lactose e eu gostaria de saber se o luftal em gotas contém a lactose em sua substância eu dou sempre a ele .e ele tem crises direto de dores abdominal mesmo evitando Mutãs coisas e fazendo. O tratamento certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se a essa altura do campeonato ainda náo saiba a resposta a sua pergunta mais lhe aconselho a substituir o luftal pelo milicon pois luftal tem corante e a maioria dos corantes tEM lactose o milicon no tem. E ele que dou para meu BB...

      Excluir
    2. Não sei se a essa altura do campeonato ainda náo saiba a resposta a sua pergunta mais lhe aconselho a substituir o luftal pelo milicon pois luftal tem corante e a maioria dos corantes tEM lactose o milicon no tem. E ele que dou para meu BB...

      Excluir
  9. O meu filho tem tolerância a lactose e eu gostaria de saber se o luftal em gotas contém a lactose em sua substância eu dou sempre a ele .e ele tem crises direto de dores abdominal mesmo evitando Mutãs coisas e fazendo. O tratamento certo

    ResponderExcluir
  10. Tenho tolerância a lactose, fui medicada com um medicamento que contém hiprolose de lactose.Passei mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas quem é tolerante à lactose não passa mal. Só faz mal para quem é intolerante à lactose.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Estava com barriga inchada, e cheio de gases diariamente. Inclusive com dores fortes. Fiz o teste de lactose e foi comprovado a insuficiência do enzima. Parei de usar leite e derivados tive uma melhora de 70%. No entanto, continuo com gases e barriga estufada. Lendo este artigo descobrir o que é lactose monohidratada que contém na sinvastatina. Buscopan, piroxican, sinvastatina, sempre tomo à noite. Então..Tenho alergia das altas.. e de agora por diante vou evitar o máximo que puder. Teve traços de lactose, o minimo possível, me faz muito mal. Antes de tomar qualquer remédio, primeiro vou ler a bula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Intolerância à lactose é diferente de alergia. Cuidado, qdo num trecho diz intolerância e em um outro alergia.

      Excluir
  13. Parabéns pela matéria!
    Eu e meus irmãos agradecemos por mais uma informação a respeito da IL.

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Meu esposo tem depressão e está tomando o medicamento cloridrato de sertralina, mas a cada dia estava ficando pior,para a nossa surpresa este medicamento tem lactose e meu esposo ė intolerante a lactose. Oque faço agora? Todo medicamento tem lactose, será Q estes laboratório não tem a capacidade de fazer sem lactose?deveriam pelo menos colocar na caixa contém lactose, assim a pessoa não passaria mal e não gastaria seu dinheiro. Estou muito indignada sim e muito triste com tudo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mando manipular a Sertralina, Como a receita tem um aviso imenso em vermelho, sobre a intolerância, o meu não tem.

      Excluir
    2. Nossa, eu também descobri intolerância a lactose. Mesmo caso do acima, estou passando por tratamento psiquiatrico com sertralin. Me causa azia e gases. Ainda estou sofrendo com os medicamentos.

      Excluir
  15. Olá
    Meu esposo tem depressão e está tomando o medicamento cloridrato de sertralina, mas a cada dia estava ficando pior,para a nossa surpresa este medicamento tem lactose e meu esposo ė intolerante a lactose. Oque faço agora? Todo medicamento tem lactose, será Q estes laboratório não tem a capacidade de fazer sem lactose?deveriam pelo menos colocar na caixa contém lactose, assim a pessoa não passaria mal e não gastaria seu dinheiro. Estou muito indignada sim e muito triste com tudo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mando manipular a Sertralina, Como a receita tem um aviso imenso em vermelho, sobre a intolerância, o meu não tem.

      Excluir
  16. Eu adorei a matéria. Tb adorei descobrir q eu não sou anormal, pq tenho sintomas fortes com qlq dose de lactose e ninguém entende, nem mesmo os médicos, com muitos dos quais já me decepcionei bastante. gosto da ideia de manipular os remédios sempre q possível, numa farmácia de confiança.
    Alguns remédios que me fazem mal são;
    Loratadina, antialérgico
    Predisin, antiinflamatório
    Decongex, descongestionante
    Toragesic, antiinflamatório

    Alguns q tomo e me sinto bem;
    Dipirona em gotas
    Buscopan em gotas
    Diclofenaco de sódio, antiinflamatório

    Nimesulida, não me causa sintomas de IL, porém ataca o fígado e não é recomendado. Por isso, se o médico lhe receitar o nimesulida, peça para ele substituir.
    E antes de comprar qlq remédio, eu pesquiso a bula na internet.
    Raquel, obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Caramba Rodrigo fiquei chocada pois descobri por acaso. Fui ao médico ontem e ele me disse sobre lactose nos medicamentos e por isso eu tomava remédios e sempre estava pior.

    ResponderExcluir
  18. Difícil é ser vegana, e, incapaz de fugir da necessidade de remédios, ter que compactuar com uma indústria sádica que testa em animais vivos, e outra mais sádica ainda que é a do leite. E ter que conviver com isso, pois ainda é melhor um vegano vivo e tentando mudar esse ciclo sádico sem fim, do que um morto que não pode espalhar a informação.

    ResponderExcluir
  19. Domperidona Comprimido (usado para refluxo) também tem lactose :(

    ResponderExcluir
  20. Comprimidos para disfunção erétil como o Viagra e o Cialis também contém lactose. Agora até pra ficar de pau duro tem de tomar cuidado...

    ResponderExcluir
  21. o problema é pior para quem tem que fazer uso diario desses remedios. tem gente que é obrigado a fazer uso continuo de certos remedios, exemplo os cardiacos

    ResponderExcluir
  22. Gente eu to vendo vcs falando de dor e tal quais os sintomas de vcs? eu sou nova nisso e meu exame é pra ser feito em 30 dias mas tenho muita dor na região da boca do estomago e gases, estufamento, dor de cabeça, nauseas, barulhos intestinais....afff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito, mas todos esses sintomas que você citou são de intolerância à lactose! Além desses tenho cólicas intestinais, constipação por uns três dias após o consumo , azia, irritação, diarréia e após ter consumido a lactose por engano ou burrice mesmo, minha imunidade fica tão baixa que geralmente fico com gripe, rinite, sinusite, candidíase e outras!

      Excluir
    2. Estou sofrendo muito com a azia.Sou intolerante a lactose. só me livro da bendita azia no período menstrual. Não sei qual a ligação de um coisa com a outra, mas é isso que acontece comigo.
      Fico muito irritada.
      Vou atrás de um homeopata, nutricionista pra tentar me ajudar

      Excluir
  23. Gostei muito da msteria,dou IL ,tomo puran sera w tem lactose?

    ResponderExcluir
  24. Lonium tb tem lactose, usado para dores intestinais, omeprazol tb tem. Sempre que tomo passo mal.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite! Tenho intolerância a lactose e precisei esses dias tomar antiflamatorio. Senti muito mal,muita dor no estômago. Descobri que o antiflamatorio FLANCOX tem lactose.
    Tomei por recomendação médica 1 caixa ( 14 comprimidos)

    ResponderExcluir
  26. Bom dia gostaria de saber ce tylanol paracetamol contem lactose??

    ResponderExcluir
  27. Acabou de acontecer isso comigo e mi companheiro tomou e ficou meio mal, ai fomos verificar e pa, lactose. Que nojo dessa indústria que faz coisa pra nos deixar mais doentes! Que raiva!

    ResponderExcluir