terça-feira, 30 de outubro de 2012

Iogurte (de verdade) sem lactose


Gente, olha a novidade maravilhosa que encontrei nas prateleiras do Hortifrutti aqui no RJ: Iogurte (de verdade) sem lactose!! A Verde Campo lançou o primeiro iogurte do Brasil que é zero lactose. De baixo valor calórico, enriquecido com cálcio, sem adição de açúcar e sem glúten!! Disponível nos sabores: natural, ameixa ou morango. Eles tem também uma linha de iogurtes de soja, nos sabores: morango ou banana, mamão e maçã.
Já provei o de morango, é delicioso! É iogurte normal, se não falar que é sem lactose não dava nem pra notar!
Já conto o que achei dos outros sabores.

domingo, 28 de outubro de 2012

Bolo de Laranja

Primeira vez que tento fazer bolo de laranja. Fácil, rápido, cheiroso, fofinho, molhadinho e delicioso! Fez o maior sucesso.



Bolo de Laranja sem lactose 

Ingredientes:
  • 1 xícara de suco de laranja integral
  • 3/4 de xícara de óleo vegetal (usei canola)
  • 4 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de chá de fermento

Preparo:

Pré-aqueça o forno à 180º. Bata no liquidificador o suco de laranja, os ovos e o óleo. Transfira para uma tigela e misture aos poucos os outros ingredientes, até ficar uma mistura homogênea. Leve ao forno em um tabuleiro untado com margarina sem leite. Deixe assar por 30 minutos e faça o teste do palito. Se necessário deixe mais alguns minutinhos até que o palito saia limpo.

Caso queira um bolo bem molhadinho, despeje mais 1/2 xícara de suco de laranja sobre o bolo assim que retirá-lo do forno.

CUIDADO: contém glúten! Mas vocês podem testar usando FSG.

domingo, 21 de outubro de 2012

Sopa de abóbora com carne seca






Sopa de abóbora sem lactose com carne seca desfiada 

Ingredientes:
  • 1 kg de abóbora
  • 1 cebola grande picada
  • 6 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem
  • 2 xícaras de carne seca cozida e desfiada
  • 1 cubo de caldo de legumes
  • salsinha a gosto
  • sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Descasque e pique a abóbora em cubos. Doure a cebola e o alho no azeite. 

Adicione a abóbora e tampe a panela. Não adicione água agora, pois a abóbora solta água e vai cozinhando a fogo baixo sem a necessidade de adicionar mais. Mas fique de olho, dependendo do tipo de abóbora, se o fundo da panela ficar seco adicione uma xícara de água. Cozinhe até a abóbora ficar macia. 

Deixe esfriar um pouco, transfira todo o conteúdo da panela para um liquidificador. Coloque o cubo de caldo de legumes junto com as abóboras e bata bem. Volte com o creme de abóbora para a panela. Ligue o fogo baixo novamente, adicione a carne seca cozida e desfiada, e vá mexendo até ferver. Acerte o sal e adicione pimenta do reino a gosto. Desligue o fogo, adicione a salsinha e sirva em seguida, com torradinhas para acompanhar.

domingo, 14 de outubro de 2012

Suco de tangerina


Ok, sucos não tem lactose... Mas eu vim aqui contar que essa semana encontrei uma super novidade: suco de tangerina integral de caixinha! Eu AMO suco de tangerina, e a marca do bem lançou o primeiro e único suco de tangerina de caixinha do Brasil. Sem corantes, sem adição de açúcar, sem aditivos químicos, sem adição de água.. é só suco puro da tangerina!
Na mesma linha tem sucos integrais de uva e de laranja, e os sucos mistos nos sabores: açaí com morangos, maçã e guaraná, e também mamão com laranja, maçã e banana.  Todos sem adição de açúcar, sem adição de água, sem conservantes... acho que já deu pra entender não é?! Eu A-DO-REI!!! Sem contar que as embalagens são super bonitinhas. Experimentem!



______________________________________________________________________________
Suco de Tangerina - do bem
ingredientes: suco de tangerina integral.

ingredientes: uva integral e mais nada.

ingredientes: em média 18 laranjas-pêra.

ingredientes: açaí, morangos, maçãs e guaraná.

ingredientes: mamãe, suco de laranja fresquinho, maça e bananas.

sábado, 13 de outubro de 2012

Soy Cake - bolo sem glúten e sem lactose

Mistura para bolo sem glúten e sem lactose
sabores: baunilha, laranja e chocolate

Ontem decidi experimentar a mistura para bolo que comprei através da loja virtual da Olvebra - mesmo fabricante do chocosoy. Honestamente não dá pra dizer nem um pouco que é sem glúten e sem lactose! Ficou uma delícia! Muito fácil e rápido de fazer, ficou bem fofinho, não deixa gosto de soja na boca  e nem preciso dizer que em menos de meia hora o bolo já estava acabando. Eu ainda incrementei com pedacinhos de chocolate zero lactose, e fiz uma calda de chocolate rapidinha para acompanhar. 
Pode ser consumido por intolerantes à lactose, alérgicos à proteína do leite de vaca e celíacos.


______________________________________________________________________________
Mistura para bolo Soycake Baunilha - Olvebra
Ingredientes: Amido de milho, açúcar orgânico, extrato de soja, fibra de soja, sal refinado, fermento em pó químico e aromatizante. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Mistura para bolo Soycake Chocolate - Olvebra
Ingredientes: Amido de milho, açúcar orgânico, extrato de soja, cacau em pó, fibra de soja, sal refinado, fermento em pó químico e aromatizante. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Mistura para bolo Soycake Laranja - Olvebra
Ingredientes: Amido de milho, açúcar orgânico, extrato de soja, fibra de soja, sal refinado, fermento em pó químico e aromatizante. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Tablete Zero Lactose - Cacau Show
Ingredientes: açúcar, massa de cacau, manteiga de cacau, óleo de palma, emulsificante lecitina de soja e aromatizante. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Calda de chocolate caseira
Ingredientes: açúcar, cacau em pó, creme vegetal becel e leite de soja.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Vacina poderá acabar com doença celíaca



"Uma vacina que impede o organismo de reagir a um dos principais ingredientes do pão, o glúten, está sendo testada em mais de 100 pacientes dos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. De acordo com a empresa Immusant Inc, essa pode ser a “primeira receita no mundo para curar a doença celíaca”.
Depois de identificarem 3.000 fragmentos proteicos do glúten que causam danos ao organismo, os cientistas reduziram esse número a três, que pareceram explicar quase todos os casos da doença celíaca. A partir daí, desenvolveram a nova vacina, que, de acordo com os testes realizados em laboratório, mostraram que o medicamento pode ajudar o sistema imunológico a se tornar tolerante ao glúten."

Leia a reportagem completa em: 
http://oglobo.globo.com/saude/um-cardapio-de-possibilidades-surge-com-nova-vacina-6349931


domingo, 7 de outubro de 2012

Pastinhas de Soja

Vou confessar que nem sempre dá tempo de fazer aquela pastinha caseira deliciosa. Assim já experimentei umas boas e outras não tão boas pastinhas de soja.



sabores: azeitona preta e ervas finas
Já falei do requeijão à base de soja antes. São saborosas e não tem gosto nenhum de soja. Dá pra usar de base para fazer sua pastinha caseira, mas também dá para servir puro. Com torradinhas ficam uma delícia.





sabores: alho poró, cebolinha, cenoura com cebolinha, peito de peru, salmão e tomate seco.
Apesar de aqui em casa usarmos até mesmo as requeisojas como pastinhas, a Arte Deli fabrica pastinhas de soja propriamente ditas. Eu já provei as de cebolinha, salmão e peito de peru. Todas são bem suaves, também não dá pra sentir que é de soja.




Pastas de Soja - Mega Soy
sabores: alho, alho e cebolinha, alho poró, atum, azeitona preta, azeitona verde, bacalhau, cenoura, ervas finas, frango, grão de bico e tomate seco com rúcula.
Essa encontrei há pouco tempo, e não me decepcionei. Comprei as de bacalhau e atum. Achei muito boas, assim como as que citei anteriormente, suaves e sem o gosto da soja.





Pasta de Soja - Puro Sabor
Como o nome do site diz "Puro Sabor da Soja". Há uns 5 anos atrás eu adorava essa pastinha, bem antes da IL. Recentemente me decepcionei demais. Comprei a de azeitona preta e achei que tem um sabor muito forte de soja, e não tem gosto nenhum do azeitona. Não sei dizer sobre os outros sabores, mas eu não recomendo, e nunca mais comprei.