sábado, 29 de setembro de 2012

Panquecas


Hoje foi dia de agradar o marido. Chance para experimentar uma receita antiga, que agora virou sem lactose. Usei leite de soja e margarina sem leite. Deu super certo! Panquecas quentinhas e fofinhas, que servi com a calda de chocolate da hershey's, mas você também pode fazer uma calda caseira, como aquela que usei no bolo de chocolate.



Panquecas sem lactose 

Ingredientes:
  • 1 ovo
  • 1 xícara de leite de soja ou leite zero lactose
  • 3/4 de xícara de farinha de trigo peneirada
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 colher de sopa bem cheia de margarina sem leite

Preparo:

Misture todos os ingredientes secos e reserve. Bata o ovo inteiro até que dobre de volume.

Adicione o leite de soja ao ovo, misturando lentamente. Adicione os ingredientes secos, misture lentamente até ficar uniforme. No final misture a manteiga  margarina sem leite derretida.

Use uma frigideira anti-aderente, a fogo baixo para não queimar. Coloque 2 colheradas da massa no centro da frigideira e deixar dourar. (a dica é observar que a massa vai ficando com umas bolinhas de ar. Quando estiver toda furadinha vire e deixe dourar do outro lado - é bem rapidinho, tipo 30-45 segundos cada lado, dependendo do fogão).

Retire da frigideira e sirva em seguida.

Se quiser fazer panquecas de chocolate, adicione 2 colheres de cacau em pó os ingredientes secos.

CUIDADO: contém glúten! Mas vocês podem testar usando FSG.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Para comer no cinema


Não tem nada melhor para comer no cinema do que aquela pipoca quentinha. Só que a pipoca do cinema é feita na manteiga, ou na margarina - que ninguém sabe dizer se é sem leite. Então só nos resta dar um pulinho nas Lojas Americanas e comprar guloseimas de cinema! Lembre-se se sempre ler as embalagens de tudo antes de comer, mesmo um produto que você já conhece pode ter a receita alterada, e a gente não vai se arriscar, não é mesmo?




Lanchinhos de cinema:
Batata Pringles (Original, Barbecue, Xtreme - Blastin' Buffalo Wings, Xtreme - Smokin' Ribs), Batata Ruffles (Original), Baconzitos, Amendoim, Jujuba*...





*cuidado com as jujubas em forma de bichinhos, essas tem proteína de leite.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

"Achei que não tinha lactose (ou glúten)"


Uma das coisas mais difíceis para pessoas com intolerância alimentare é comer fora de casa. Porque em casa a gente sabe o que colocou na nossa comida, e os produtos industrializados vem com etiquetas. Mas na hora de ir para um restaurante, lanchonete ou barzinho, a coisa complica. Eu já passei muito mal por "achar" que o aquilo que escolhi comer não iria me causar nenhuma problema. Mas quando se fala em intolerância alimentar, não se pode "achar". Você TEM QUE TER CERTEZA do que está ingerindo. Não estamos falando de frescura, não estamos falando de dieta por opção. Estamos falando da nossa saúde e bem estar.

Assim como digo para lerem sempre as embalagens, acredito que temos que aprender a não ter medo de perguntar. Pergunte sempre o que foi usado no preparo daquele alimento. É claro que muitas vezes não saberão te responder ou não vão querer ir na cozinha perguntar. Eu já vi garçom dizendo que ia perguntar na cozinha, servindo mais duas meses e retornando para a minha mesa e dizendo "não tem nada com leite nem manteiga não moça", sem sequer ter falado com mais nenhum outro funcionário do restaurante para questionar. E aí, você confia na resposta??

Passamos a ter opções então.
  • Se você confiou na resposta, se o restaurante possui cardápio especial de alergênicos, etc: você come. Não vou dizer que come completamente sem medo, mas come.
  • Se você não confiou na resposta apresentada, se o garçon disse "eu acho", etc:
    1. Você não come!
    2. Você come e toma um comprimido da enzima lactase só pra garantir. Mas isso só no caso da IL, pois no caso da alergia ao glúten, não tem remedinho que resolva, e "eu acho" não é um caminho adequado a se seguir.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Hershey's Syrup sabor chocolate

Já tem tempo que estou para postar sobre o Hershey's Syrup Chocolate, mas como não é muito fácil de encontrar, segurei a notícia por alguns meses. Bem, eu compro no Sam's Club. Foi o único lugar que encontrei, o produto é importado e nem consta na página de produtos da Hershey's do Brasil. Agora vamos ao que interessa: é muito bom! Além de não conter glúten nem lactose, dá pra usar de um montão de jeitos diferentes. Pode colocar no leite (de soja ou zero lactose), pode usar como calda pra bolos e sorvetes, pode fazer chocolate quente, milk-shakes, etc.
E nas letrinhas miúdas no site da empresa: "O objetivo da Hershey's é manter as informações nutricionais de cada produto atualizadas e precisas, mas por favor consulte a etiqueta da embalagem do produto antes de consumir."


É o que a gente sempre repete: Leia a embalagem!


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

AdeS Brasil - cativando clientes

Hoje recebi um kit super bacana da AdeS Brasil. E já teve gente desconfiada falando assim "mas olha que você vai ter que falar bem deles no seu blog por causa disso". Honestamente, eu queria um mundo em que as pessoas não tivessem um pé atrás pra tudo. 

Primeiro, eu tenho certeza que a Unilever sequer sabe da existência do meu blog, nossos contatos foram através do facebook, e em nenhum momento meu pequeno blog foi citado, e nenhuma solicitação de propaganda foi feita por eles.

Segundo, eu já falava bem da AdeS antes mesmo de me enviarem qualquer coisa. Consumo AdeS há anos, mesmo antes de ficar intolerante à lactose.

Terceiro, SE tivessem me procurado em busca de avaliações positivas no meu blog, eu ficaria mais do que feliz em fazê-lo, afinal não estou aqui procurando qualquer tipo de vantagem para mim ou para qualquer empresa, e sim para compartilhar as minhas descobertas com outras pessoas que passam pelo mesmo problema que eu.

Por último, mas não menos importante, eu chamo isso de cativar clientes! Eu fiquei SUPER feliz em ganhar este kit, qualquer que tenha sido a intenção que os motivou a enviá-lo. Assim como fico feliz quando tem qualquer tipo de brinde no mercado (compre xx unidades e ganhe...). Assim como minha avó ficava toda feliz quando uma certa operadora telefônica mandava presentinhos tipo "vale-chocolate", ou almofadinhas infláveis, independente de se usávamos a tal operadora ou não. Isso faz com que a gente se sinta importante! Mesmo sabendo que sou apenas uma cliente, no meio dos milhares de clientes. Gosto de empresas que me fazem sentir assim, de empresas que respondem quando a gente pergunta, empresas que até te ligam ao invés de mandar email, ou que ligam depois para saber se nossa dúvida foi sanada. Tenho entrado em contato com muitas empresas por causa da minha IL, mas nunca usei o blog para isso, me identifico como Raquel, e eles me respondem com toda a atenção e respeito que eu, como cliente, mereço receber.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Introduzindo gergelim na alimentação

Você sabia que o gergelim é uma ótima fonte de cálcio? Rico em vitaminas e minerais, é muito recomendado pelos nutricionistas para suprir a falta que o leite faz para o organismo dos intolerantes ou alérgicos à leite. Faz muito bem pra saúde, e dizem até que ajuda a emagrecer.
Uma maneira simples e saborosa de incluir o gergelim na sua alimentação, é salpicar duas colheres de sopa sobre a salada. Experimente!


E para acompanhar, adicionei algumas bolinhas de queijo sem lactose (Pingos de Leite Balkis).

domingo, 2 de setembro de 2012

Bolo de banana

Encontrei uma receita de bolo de banana sem leite, sem manteiga, sem óleo e não precisa de batedeira. Parece inacreditável, mas o bolo ficou delicioso! (e olha que eu não gostava de bolo de banana). Fiz umas mudanças sutis, mas quem quiser olhar a receita original está aqui.





Bolo de banana sem lactose 

Ingredientes:
  • 8 bananas prata
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de açúcar cristal
  • 1/2 xícara de castanhas de caju moídas
  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de canela em pó

Preparo:
Faça uma calda com 1/2 xícara de açúcar mascavo e espalhe no fundo da assadeira (usei uma forma redonda com furo, e fiz que nem calda de pudim). Corte duas bananas em rodelas e disponha no fundo da assadeira, por cima da calda. Se for usar uma assadeira sem furo, aumente a quantidade de açúcar para caramelar, e use bananas suficientes para cobrir todo o fundo. Salpique duas colheres de sopa de castanhas de caju moídas para preencher os espaços entre as bananas. Você também pode usar maças picadas e até mesmo granola! Não precisa untar a assadeira.

Ligue o forno e deixe à 200ºC - fogo médio.

Em uma tigela amasse 6 bananas e misture o açúcar. Adicione a farinha e os ovos. Misture até ficar homogêneo. Adicione o fermento, o bicarbonato, a canela e as castanhas de caju e misture bem. Despeje na assadeira, e leve ao forno por 45 minutos. abra o forno e espete o bolo com uma faca. Se sair sequinha, o bolo está pronto! Se sair melada de massa, deixe mais 5-10 minutos e teste novamente.

Retire do forno, deixe esfriar um pouco e desenforme ainda quente.

Se for usar uma assadeira sem furo, aumente a quantidade de açúcar para caramelar, e use bananas suficientes para cobrir todo o fundo. Você também pode usar maças picadas e até mesmo granola!

CUIDADO: contém glúten! Mas vocês podem testar usando FSG.

______________________________________________________________________________
ATUALIZAÇÃO (31/07/2013)
Testei esta receita usando Farinha sem glúten, e ficou perfeito!!! Confiram aqui.