quarta-feira, 27 de junho de 2012

Sobremesa de chocolate sem lactose

Sabe aquela hora que dá vontade de comer uma sobremesa, mas a paciência de ir pra cozinha está faltando? Que tal ter um desses na geladeira? A sobremesa de soja sabor chocolate da linha Naturis - Batavo quebra um baita galho. Tem a mesma textura que as sobremesas de chocolate comuns, não deixa gosto de soja, é fácil de achar pra comprar e não contém glúten!!


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Requeijão à base de soja


Na hora de fazer um lanchinho fica difícil saber o que colocar dentro do pão? Eu mesma não curto comer pão com margarina. E pão com maionese?? Ninguém merece! Então "seus problemas acabarammmmm!!"

Requeisoja e um requeijão à base de soja. É isso mesmo! (Não torce o nariz não, porque o troço é bom!)
Fabricado pela Arte Deli, disponível nos sabores: azeitona preta, ervas finas e tradicional. Não tem gosto nenhum de soja, fica perfeito no pão, na torradinha ou ainda serve de base para fazer a sua receita de pastinha em casa.



quarta-feira, 20 de junho de 2012

Pão Pão Pão Pãããoooo

Receita antiiiiiga, que sempre agradou o maridão, virou sem lactose com sucesso!! É ótima para recheios salgados ou doces, então, escolha o seu!



Pão de calabresa sem lactose
(para ser honesta dessa vez fiz com mortadela - e ficou hummmmmmmm)

Ingredientes

Massa:

  • 500g de farinha de trigo
  • 30g de fermento biológico fresco
  • 2 ovos
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 1/2 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de manteiga  margarina vegetal
  • 1 colher de sopa de leite em pó 
  • 300ml de água

Recheio:

  • 900g de calabresa moída (ou mortadela + orégano e pimenta do reino à gosto / ou salaminho + azeitona verde / ou presunto / ou até mesmo banana + canela) 
  • 200g de queijo ralado 

Preparo:
Colocar em uma batedeira 100 gramas de farinha com o fermento, adicionar um pouco de água,bater em velocidade baixa até formar uma massa,deixe descansar por 10 minutos. Também pode colocar em uma tigela e misturar bem com uma colher. .A massa ficará com uma textura de esponja.

Depois, adicione os demais ingredientes, menos a água, bata a massa em velocidade baixa adicionando a água aos poucos até a massa alisar, depois aumente a velocidade para a massa ficar no ponto desejado. Quem não tiver batedeira que aguente com massa de pão, pode ir misturando à mão mesmo, sovando a massa com vontade até ficar bem lisinha sem colar nas mãos.

Tire a massa da tigela e deixe descansar +/- 40 minutos sobre uma superfície enfarinhada coberta com um pano.

Após o descanso, divida a massa em três partes iguais, abra a massa e recheie.

Você pode enrolar a massa como um rocambole, depois cortar ao meio e fazer uma trança, ou fazer pequenos pãezinhos recheados, ou abrir discos redondos, colocando o recheio no meio e puxando as beiradas para cima e para o meio, fechando como uma trouxinha - e no máximo da preguiça, até já misturei o recheio todo na massa e depois fiz pequenos pãezinhos direto, fica muito bom também.

Coloque em uma forma enfarinhada e deixe descansar até atingir o dobro do volume.

Leve para assar em um forno com temperatura de 190 graus, até que fique douradinho.


Rendimento: 1,5kg de pão! Pode fazer meia receita que já dá bastante pão.


CUIDADO: contém glúten - já comprei a mistura de farinha sem glúten, mas nem sei se serve pra fazer pão, ou se seria só para bolo. Vou descobrir e conto aqui.

terça-feira, 19 de junho de 2012

O melhor bolo de chocolate do mundo

Existem algumas coisas que valem a pena tomar a enzima lactase, e se deliciar sem medo de ser feliz. E esse bolo, originário de Portugal, é uma delas. A receita não leva farinha nem fermento e você pode escolher: tradicional, meio amargo ou zero açúcar. O melhor bolo de chocolate do mundo é o nome da loja, que cresce no Brasil e acabou de inaugurar uma franquia no Shopping Tijuca - RJ. 
Não sei se poderia afirmar que seja realmente o melhor bolo, mas está muito perto!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Bolo de Aipim

Quando descobri que alguns bolos de pacote não contém lactose, dei cambalhotas de alegria. Isso acontece pois no pacote vem apenas os ingredientes secos, deixando os ingrediente que contém lactose - como leite ou manteiga - para serem adicionados na hora do preparo. Assim comecei a substituir ingredientes, e ta-da!!! Saiu um bolo que estava tão bom, que quando quis tirar a foto, o bolo já tinha desaparecido!




Bolo de Aipim sem lactose 

Ingredientes:

  • 1 pacote de Mistura para Bolo de Aipim Fleischmann
  • 1 1/3 de xícara (chá) de leite   1 vidro de leite de coco (200ml) + 40ml de água
  • 3 ovos
  • 2 colheres de sopa de margarina 100% vegetal
  • 50g de coco ralado

Preparo:
Adicione à Mistura de Bolo os ovos, o leite de coco, a margarina e o coco, misturando bem.
Bata por 2 minutos em velocidade baixa, ou à mão por 4 minutos.
Coloque em fôrma untada com margarina vegetal e farinha de trigo e leve ao forno.
Asse em forno pré-aquecido à temperatura de 180°C, de acordo com tempo indicado para cada tipo de fôrma. Não abra o forno antes de terminar o tempo indicado. Espete com uma faca, e se ela sair limpa, desligue o forno e deixe lá dentro por mais alguns minutos. Retire do forno, deixe esfriar e sirva.

Escolha sua fôrma: retangular pequena 20 x 30 cm (35 a 40 min.) – redonda 20 a 22 cm de diâmetro (45 a 50 min.) e redonda com furo 20 a 22 cm de diâmetro (45 a 50 min.).

CUIDADO: contém glúten - existem misturas para bolo sem glúten, assim que experimentá-las colocarei aqui.

domingo, 10 de junho de 2012

O drama do café da manhã: O leite de soja

Meu maior drama com a intolerância à lactose, foi efetivamente parar de beber leite. Porque cresci tomando leite várias vezes ao dia. Quando minha mãe não estava em casa e era eu que tinha que me virar, ficava mais do que feliz em jantar um copo gigante de leite com chocolate. Já no café da manhã, nunca liguei pra comer pão. Queria mesmo era tomar o meu leitinho, com chocolate ou com cereal - ou os dois! Então me deparei com a substituição mais difícil que já tive que fazer. 

O primeiro problema: a maioria dos leites de soja que encontrei no mercado já são adoçados. Assim quando adiciono ao cereal ou ao achocolatado, fica excessivamente doce. Sem contar que alguns deixam aquele terrível 'after-taste' característico da soja.
O segundo problema: a maioria dos achocolatados, quando não levam leite em pó na sua composição,  podem conter traços de leite

Então, as soluções que encontrei:



Me deram a dica que a Batavo tinha uma bebida achocolatada à base de soja que era uma delícia. Como eu nunca encontrei, e ao que parece a Batavo parou de fabricar, comecei a comprar a bebida original. No início estranhei um pouco. É claro que pra quem amava beber leite, não será a mesma coisa. Porém, hoje já acostumei e , misturando com achocolatado, arrisco dizer que fica até gostoso. Disponível também na versão Zero de adição de açúcar, que é adoçada com sucralose.



Sem glúten e sem lactose! Até o momento, prefiro este a qualquer outro achocolatado sem lactose que eu encontrei. Misturado com o leite de soja da batavo, gosto quando não dissolve por completo e ficam umas bolinhas de achocolatado pra dissolver na boca.
ATUALIZAÇÃO FEV/2014: no fundo da embalagem, junto ao número do lote está vindo a informação "contém traços de leite". Há algumas semanas comecei a sentir um pequeno desconforto após o café da manhã, e tenho que puxar a minha própria orelha por não ter seguido a regra de SEMPRE ler os rótulos de TODOS os produtos antes de comprar, mesmo daqueles que você já está acostumada a comprar. Infelizmente não há nada que obrigue as empresas a informarem quando mudam a formulação de seus produtos.





Esse eu já consumia antes mesmo de descobrir a intolerância à lactose. Bebo puro,  no cereal ou batido com banana.
Apesar de eu não consumir com a mesma frequência, também disponível nos sabores: original, frapê de côco, shake de morango e vitamina de banana.

Não me leve à mal, existem outras opções. Mas essas são as que eu mais gosto. Para descobrir o que você prefere, faça como eu: a cada vez que encontrar um produto novo que não contenha lactose, compre e experimente. Sem medo! Assim você fica sabendo que você tem muitas opções, basta procurar. E não se desanime quando encontrar alguma coisa que você não goste. Até mesmo contendo lactose, tem tanta coisa ruim por aí. =P

___________________________________________________________________________

ATUALIZAÇÃO FEV/2014: Há mais de um ano que larguei as bebidas de soja e passei para o leite zero lactose da Piracanjuba. Ele é tão perfeito, que até o marido que não tem IL está tomando.



segunda-feira, 4 de junho de 2012

Chocolate de Soja

A soja é um grande substituto em muitas ocasiões, mas seu sabor acentuado pode marcar demais, fazendo com que muitas pessoas rejeitem os alimentos à base de soja. É o que pode acontecer com os chocolates de soja. Já provei umas coisas esquisitas por aí, por isso toda vez que experimento algo que eu gosto, tento guardar o nome, ou guardar a embalagem.

Várias opções de chocolate à base de soja, que não deixam um "after taste" muito forte, nem lembram aquele gosto de chocolate hidrogenado. Tem tradicional, crocante, diet, meio amargo, tem trufas de chocolate com avelãs, tem até ovo de Páscoa! E o mais legal é que na loja virtual vendem a barra de 1kg, assim vou poder experimentar as minhas receitas sem ter que derreter 20 barrinhas por cada vez =)
Vale a pena conferir a loja virtual, onde tem um monte de opções sem lactose, que eu ainda vou comprar pra experimentar.


Também oferece diferentes opções de chocolates à base de soja, que não deixam aquele gosto forte e esquisito na boca, nem parecem com chocolate hidrogenado. A loja virtual é meio confusa, mas vi que eles também têm a opção da barra de 1kg.



E você, conhece algum outro chocolate de soja que te deixe satisfeito na hora que bate aquela vontade de comer chocolate?? Então me conta!

sábado, 2 de junho de 2012

Uma andorinha só não faz verão?

Apesar de não terem me enviado uma resposta diretamente, minha postagem sobre o leite 'NO LAC' da Itambé surtiu efeito. Em menos de 5 dias eles mudaram o conteúdo do site, agora explicando o que é intolerância à lactose, e informando que um médico deverá ser consultado para avaliar o nível de intolerância de cada pessoa. Trocar a afimativa 'permite que todas as pessoas possam consumir' para 'pode ser consumido pela maioria das pessoas', já é um grande avanço. Fiquei feliz de ter sido ouvida.

De qualquer maneira continuo achando que o nome do produto não foi bem escolhido, e gostaria de ver essas informações de maneira clara na embalagem do produto.




Pode conter traços de leite...

Uma das coisas mais irritantes de ter intolerância à qualquer tipo de alimento, é ter que perder horas no mercado lendo as embalagens dos produtos, uma a uma. Isto é inevitável. O pior é que não basta ler uma vez, tem que ler TODAS as vezes, visto que não existe legislação que obrigue os fabricantes a avisar quando mudam os ingredientes. Assim sendo, o que não tem lactose hoje, mês que vem pode ser que tenha. Então haja paciência! - e aproveito para agradecer ao meu marido pela paciência e por me ajudar lendo as embalagens comigo, conferindo e se assegurando de que eu não irei passar mal. Para ajudar nessa leitura, dá uma olhadinha nesse link aqui.

Quando o produto realmente não contém lactose, algumas empresas até usam isso como propaganda - e como justificativa para cobrar mais caro. Mas até aí tudo bem, pois estão sendo claros com os seus clientes. 


Ao que parece, deve ser muito difícil garantir que um produto isento de lactose em sua receita, não seja contaminado com lactose no processo de produção. Você pode estar de perguntando: 'Contaminado?'. É isso mesmo! As empresas usam o termo 'pode conter traços de leite' - ou de qualquer outro alergênico. Para mim, traduz-se em: 'não garantimos que limpamos as nossas máquinas bem o suficiente entre a produção de um outro produto que continha lactose e este, portanto se tiver lactose nele e você passar mal, problema é seu!'. Eu fico me perguntando se uma empresa grande, de biscoitos por exemplo, possui apenas uma única fábrica, onde há apenas uma única máquina de fazer biscoitos. Não consigo acreditar que seja tão absurda a ideia de separar a produção, de um lado os alimentos que possuem alergênicos, de outro os que não possuem. Ora, por força da legislação já devem fazer algo parecido com os alimentos que contém ou não glúten. Será que o respeito que as empresas têm por seus consumidores se traduz apenas no que a lei obriga??

Enquanto a situação não muda, o que a pessoa que tem intolerância à lactose deve fazer é ter consciência do seu nível de intolerância. Se for leve, os produtos que 'podem conter traços' talvez não façam tão mal. Mas se for uma intolerância grave, consumir esses alimentos é jogar na loteria digestiva: hoje pode não causar nenhuma reação, mas nada garante como será na próxima vez.