segunda-feira, 28 de maio de 2012

Cuidado! Itambé faz propaganda equivocada


A Itambé teve a infeliz ideia de lançar um leite com redução de lactose, e nomeá-lo 'NO LAC'. Alguém deveria avisar para eles que 'no' do inglês significa 'não', e levando em conta que o produto não é isento de lactose, deveria chamar-se 'LOW LAC'. Para completar, em seu site eles dizem que 'O NoLac permite que todas as pessoas possam consumir leite'. ERRADO! Pessoas com intolerância grave à lactose não conseguem ingerir nem um pouquinho de lactose que seja. Então muito cuidado para não comprar um produto com a esperança de que ele vai resolver os seus problemas, se a sua intolerância for grave você pode passar muito mal.






___________
em 02/06/2012
Essas informações já foram modificadas, veja aqui.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Sorvete sem lactose


Essa semana descobri que a Häagen-Dazs tem uma linha de sorbets sem lactose (e sem glúten também). Fui correndo experimentar, e está aprovadíssimo. Super cremoso e sem um pinguinho de culpa na hora de comer. Disponível apenas nas lojas da Häagen-Dazs, nos sabores: framboesa, limão e manga. E o melhor é que você pode pedir para encher o potinho de levar pra casa =) 

E você, já experimentou??




sexta-feira, 11 de maio de 2012

Torradas de Alho

Com o frio chegando, eu abuso das sopinhas. E para acompanhar, sempre faço umas torradas de alho. A receita é antiga, e meu marido adora. Mas tive que substituir a manteiga por margarina 100% vegetal, e aumentar o tempo no forno.


Torradas de alho sem lactose

Ingredientes:
  • 4 pães franceses* cortados ao meio
  • 2 colheres de sopa de manteiga  margarina 100% vegetal
  • 1/2 xícara de chá de azeite extra virgem
  • 2 colheres de sopa de alho picado
  • 1 colher de chá de salsa desidratada
  • sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:
Misture bem a manteiga, o azeite e o alho até ficar um creme homogêneo. Adicione a salsa, o sal e a pimenta do reino e misture novamente. Passe a mistura nos pães e leve ao forno (180ºC) por uns 20 minutos 30-40 minutos, ou até começar a dourar as beiradinhas do pão. Se quiser cortar o pão em rodelas essa mistura rende 2-3 pães e não 4.

*o pão francês tradicionalmente não contém lactose em sua receita, mas vale sempre conferir o rótulo, ou perguntar antes de comprar. 

CUIDADO: contém glúten - os celíacos, podem substituir por algum pão sem glúten, mas não sei dizer o tempo que ficaria no forno. Se alguém testar me avisa.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Enzima Lactase

A intolerância à lactose nada mais é que a deficiência na produção de uma enzima chamada Lactase. Não existem meios de estimular o organismo a produzir esta enzima, mas existem comprimidos que podem funcionar como complementos alimentares, auxiliando a digestão da lactose.

Infelizmente a enzima não é fabricada por nenhum laboratório aqui no Brasil - apesar de haver informações sobre a sua produção em farmácias de manipulação, ainda não testei esta opção.

Alguns aspectos devem porém ser observados, e esta orientação veio do meu médico. Laboratórios diferentes, significa remédios diferentes. Assim o que funciona para uma pessoa, poderia não funcionar para outra, dependendo do grau de intolerância e da dosagem ingerida. Você não pode querer tomar um comprimidinho e tentar comer em um rodízio de pizza. Não vai funcionar! Tudo tem que ter moderação. Outro detalhe é que a enzima deve chegar no aparelho digestivo junto com a comida. Não adianta tomar o comprimido horas antes ou depois da refeição. Não adianta achar que o comprimido dura o dia inteiro. Os fabricantes sugerem que sejam ingeridos junto com a primeira mordida do alimento, e caso você continue a ingerir lactose após meia hora, é recomendado tomar outra dose do remédio.